Após inaugurar a primeira fase do projecto Cidade do Kilamba, o Presidente da República, procedeu, ontem, ao lançamento da primeira pedra das obras de construção de infra-estrutura do projecto de requalificação do perímetro desanexado do Futungo de Belas, em Luanda.
Com 5.370.000 metros quadrados, o perímetro desanexado do Futungo de Belas foi objecto de um plano de reordenamento urbano com uma duração estimada em 10 anos de desenvolvimento.
O projecto visa proporcionar o estabelecimento de um novo padrão para a cidade de Luanda, redefinindo e reordenando o uso residencial e turístico, propondo a construção de infra-estruturas, loteamento residencial, de comércio e serviços, equipamento de lazer e de apoio ao turismo.
O plano de desenvolvimento divide-se em três fases de construção de infra-estruturas, sendo a primeira num área de 135 hectares, na zona central do perímetro, com os terrenos que contornam o núcleo histórico do Futungo de Belas, e a segunda etapa, de 319 hectares, incluindo os terrenos da parte sul do perímetro. A terceira fase, com 83 hectares, vai abranger os terrenos a norte do perímetro, perfazendo um total de 537 hectares. A zona está projectada para uma população de 49.799 habitantes, dos cerca de 30. 309 residentes e 19.470 não residentes.
O projecto contempla lotes para habitação familiar de mil a dois mil metros quadrados, para a construção de edifícios para apartamentos até dois pisos, para a construção de edifícios para comércio e serviços, assim como uma área destinada ao lazer, com hotéis de praia, convenções, resort, entre outros.
Está igualmente prevista a preservação e ampliação de espaços verdes, com a criação de um parque temático e do eixo ecológico, a construção de marinas, atracadouros, espaços comerciais, amplos espaços para estacionamento e uma variedade de equipamento urbano e de apoio à prática de desportos náuticos.
Fonte: Jornal de Angola