Segunda-feira, Junho 24, 2024
29.1 C
Lisboa
More

    Chávez seguro da sua recuperação

    O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse na sexta-feira que está seguro da sua plena recuperação e que sai “fortalecido” após lhe ter sido retirado um tumor cancerígeno numa cirurgia em Havana.
    “Ninguém esperava esta doença. Já estamos a ultrapassar isto, seguindo em frente com a vida. Isto só nos fortalece”, declarou Chávez, em directo, no programa “Mesa Redonda” da televisão pública cubana.
    “Estes dias foram de franca recuperação. Estamos optimistas e seguros de que sairemos desta também”, destacou Chávez, um dia após revelar o cancro e a cirurgia para retirar um tumor na pélvis.
    O presidente venezuelano, de 56 anos, afirmou que Fidel Castro, que considera seu padrinho político, o visita quase diariamente e “está no comando” dos cuidados médicos que recebe, num hospital especializado de Havana.
    “Estou tranquilo também porque Fidel está no comando do tratamento. Na verdade Fidel é meu médico chefe.Estou a comer bem, sou bem atendido, estou muito ­animado”, disse.“Se não fosse por Fidel, quem sabe em que labirinto eu estaria neste momento”, disse Chávez, ao destacar que foi por insistência do líder cubano que aceitou ser examinado pelos médicos, assim que chegou a Havana, no dia 8 de Junho. Hugo Chávez disse que recebeu a visita do presidente cubano, Raúl Castro, e telefonemas de solidariedade dos presidentes Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia), Daniel Ortega (Nicarágua) e Cristina Kirchner (Argentina). “Fidel está insuperável, radiante, é o médico da família”, brincou o presidente venezuelano.
    Chávez, cuja data de regresso a Caracas não foi ainda anunciada, disse estar a aproveitar a sua recuperação em Cuba para reflectir e ler “Assim falou Zaratustra”, de Friedrich Nietzsche.
    O líder venezuelano, que não delegou a presidência ao vice-presidente, Elías Jaua, revelou que chegariam ontem a Havana vários membros do seu gabinete, incluindo os ministros da Agricultura, Petróleos e Ciência e Tecnologia.

    A televisão estatal venezuelana divulgou, na sexta-feira, um vídeo que mostra Chávez numa reunião de trabalho com o seu ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, o seu irmão, Adán Chávez, e com um comandante militar.

    in JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden e Trump se enfrentam em primeiro debate na quinta-feira

    O primeiro debate entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump na corrida à Casa Branca, marcado...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema