Terça-feira, Março 5, 2024
15 C
Lisboa
More

    “Chapas” voltam a circular em Maputo mas ainda em número insuficiente

    Os “chapas”, carrinhas que asseguram o transporte de passageiros em Maputo, reapareceram hoje na capital moçambicana, mas em número insuficiente para as necessidades da cidade, obrigando muitas pessoas a fazerem trajetos a pé ou a ficarem em casa.

    Na quinta-feira, primeiro dia de aumentos dos preços dos transportes públicos do Estado e dos informais, os “chapas” foram retirados da circulação por os seus proprietários temerem protestos populares contra os agravamentos dos custos, como os que decorreram em 2008 e em 2010.

    Em consequência, a cidade parou, com lojas, serviços públicos e escolas a encerrarem a meio da manhã e milhares de residentes nos arredores a terem que fazer a pé o caminho para casa.

    Hoje, algumas dessas carrinhas voltaram a transportar passageiros, mas Maputo continua a “meio gás” com muitas pessoas a não conseguirem transporte para chegarem aos seus empregos.

    Jornalistas da Lusa observaram hoje grandes ajuntamentos de populares nas paragens de “chapas” em bairros periféricos, como Benfica e Ziimpeto.

    Mantinha-se também a presença de equipas policiais, armadas, e o ambiente é tranquilo.

    A maioria das lojas abriu as suas portas, o Consulado Geral de Portugal encontra-se a funcionar, assim como a Escola Portuguesa de Maputo e a sua vizinha Escola Americana, que ontem encerrou a meio da manhã.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema