Quarta-feira, Junho 19, 2024
19.9 C
Lisboa
More

    CES 2023 promete novidades em realidade virtual e veículos voadores

    Os últimos avanços em inteligência artificial, de veículos a robôs e eletrodomésticos, estarão em exibição na feira anual de tecnologia Consumer Electronics Show (CES), que terá início nesta quinta-feira (5), em Las Vegas, Estados Unidos.

    Realizada de forma virtual em 2021 e híbrida no ano passado, a CES acontecerá de 5 a 8 de janeiro em mais de sete hectares, incluindo o vasto Centro de Convenções de Las Vegas e pavilhões instalados em estacionamentos.

    “Em 2022, havia enormes salões vazios: a CES era uma sombra de si mesma”, disse à AFP Avi Greengart, analista da Techspotential. “Agora, esperamos multidões, dificuldades para se deslocar e reuniões a portas fechadas – tudo o que uma feira comercial tem.”

    A CES será aberta oficialmente na quinta-feira, mas as empresas começarão a mostrar suas novidades em tecnologia já a partir de amanhã.

    – Veículos no protagonismo –

    A próxima geração do setor de transporte, passando por carros, caminhões, barcos e tratores, até máquinas voadoras, atrairá a atenção do público, segundo analistas. “Será quase como estar em uma feira de automóveis”, disse Kevan Yalowitz, da consultoria Accenture.

    Mais do que nunca, os veículos contam com sistemas operacionais muito parecidos com um smartphone ou computador portátil. A Accenture espera que, até 2040, cerca de 40% dos automóveis em circulação tenham software para atualizar remotamente.

    Com os carros conectados à internet, vêm os aplicativos e o entretenimento online, à medida que os desenvolvedores se esforçam para envolver os passageiros com serviços de streaming e compras a bordo.

    De acordo com Yalowitz, cada vez mais veículos participarão da “batalha pelo tempo do consumidor”, um dos temas centrais da CES 2023. Também estarão em destaque veículos elétricos com inteligência artificial, antecipou Greengart.

    Mas “o que realmente está criando um burburinho são as máquinas voadoras personalizadas”, apontou o analista de tecnologia independente Rob Enderle. “Basicamente, são drones que carregam humanos.”

    – Impulso ao metaverso –

    Liderados pela Meta, empresa de Mark Zuckerberg, os mundos virtuais imersivos conhecidos como metaverso são vistos por alguns como o futuro da internet. Já um tema dominante na CES 2022, os dispositivos de realidade virtual (VR) destinados a transportar pessoas para o metaverso devem voltar a estar na mira dos holofotes.

    A Meta – que controla o Facebook, o Instagram e o WhatsApp – está permitindo que convidados experimentem seu mais recente headset VR, o Oculus Quest, a fim de persuadir os céticos de que a mudança de foco da empresa para o metaverso foi certeira.

    Espera-se que gadgets e serviços lançados como parte da próxima geração da internet, a “Web 3”, incluam equipamentos de realidade mista, assim como tecnologia blockchain e NFTs.

    A Web 3 promete uma internet mais descentralizada, onde gigantes da tecnologia, grandes corporações ou governos não possuem mais todas as chaves para a vida online.

    “A ideia de como iremos nos conectar vai fazer parte da grande tendência da CES”, disse Carolina Milanesi, especialista da Creative Strategies. Analistas esperavam a promoção das criptomoedas entre as inovações da Web 3 na feira, mas “poderia haver um recuo” devido à implosão da plataforma de criptomoedas FTX e à prisão de seu chefe Sam Bankman-Fried, segundo Carolina.

    – Covid e clima –

    A CES 2023 deve mostrar os efeitos da pandemia, uma vez que os produtos projetados durante a era dos confinamentos e do trabalho remoto estarão chegando ao mercado, mesmo que os hábitos pré-covid estejam retornando, observou Greengart.

    Tecnologias destinadas a avaliar melhor a saúde e a se conectar remotamente com prestadores de cuidados também terão espaço nesta edição. E, embora se trate de uma feira de consumo, o meio ambiente também será assunto, com exibições de dispositivos para coleta de lixo de cursos d’água e aplicativos que ajudam a reduzir o consumo de energia.

    Muitas empresas estão removendo o plástico de suas embalagens e mudando para materiais biodegradáveis, enquanto tentam diminuir suas emissões de carbono, dizem analistas.

    “Se você é o tipo de pessoa que vive isolada cultivando vegetais, então a CES não é para você”, disse Greengart. “Mas parabenizo as empresas que encontram maneiras de tornar seus produtos e sua cadeia de suprimentos mais sustentáveis.”

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Nvidia torna-se empresa mais valiosa da bolsa do mundo

    A fabricante de semicondutores Nvidia se tornou, nesta terça-feira (18), a empresa mais valiosa do mundo, superando Apple e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema