Quinta-feira, Maio 9, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    CES 2023 | Intel Evo ganha suporte ao Unison e GPUs AMD e Nvidia

    Com a chegada da 13ª geração de processadores Raptor Lake para notebooks, a Intel anunciou uma atualização para a lista de requerimentos da certificação Evo, o programa pelo qual determinados modelos de laptops entregam os melhores recursos e experiência da plataforma da gigante. Para esta versão, o programa recebeu melhorias de peso, com destaque para a expansão do Unison e a compatibilidade com GPUs dedicadas de outras companhias.

    Lenovo atualiza linha ThinkPad X1 com novos processadores e mais

    ADATA demonstrará SSD PCIe 5.0 de 14 GB/s e RAM DDR5-8000 na CES 2023

    Como é costume, com exceção do uso de chips da 13ª geração Raptor Lake, a lista geral de requerimentos do Intel Evo foi mantida, tendo entre os principais o retorno instantâneo da suspensão, conectividade avançada com Wi-Fi 6E e portas Thunderbolt 4, bateria de longa duração com suporte a carregamento rápido e webcam Full HD integrada. Todos receberam aprimoramentos, mas há algumas novas funções que se destacam, começando pelas configurações de hardware.

    A partir desta versão, a certificação Intel Evo também será fornecida a processadores da série Raptor Lake-H, de 45 W, normalmente vistos em notebooks mais robustos para games e produção de conteúdo. Por serem mais potentes, os chips da série H não costumam oferecer longa duração de bateria, mas a Intel parece confiante na 13ª geração, adicionando essa linha como uma das opções para o programa Evo.

    Mais significante ainda é a expansão do suporte a GPUs dedicadas — se antes apenas soluções da família Intel Arc poderiam ser utilizadas, a 4ª geração do Intel Evo agora possibilita o uso de soluções das família AMD Radeon e Nvidia GeForce. Nesses dois pontos, das CPUs série H e dos gráficos dedicados, a companhia ressaltou que o selo Evo não deve ser empregado em máquinas gamer, mas sim laptops destinados a profissionais, que também costumam utilizar componentes mais potentes.

    A outra grande novidade está na estreia do Intel Unison, a tecnologia de comunicação ininterrupta dos notebooks com celulares Android e iOS revelada em setembro. Com ela, utilizando um app dedicado, os usuários poderão ter acesso às ligações, mensagens, fotos e vídeos, bem como notificações em geral sem ser necessário tirar o telefone do bolso, aos moldes do que a Samsung já faz em parceria com a Microsoft. A diferença neste caso é que, segundo a Intel, mesmo as funções mais avançadas poderão ser feitas com o celular bloqueado.

    O programa atualizado também recebeu atenção no departamento de conectividade: com o Advanced Connection Manager, dispositivos Evo trocam automaticamente para a rede de maior velocidade (via cabo, Wi-Fi ou 5G, nos modelos que tragam suporte à rede móvel) visando manter a estabilidade e responsividade para reduzir impactos nas aplicações em uso, e possibilitando o uso das três ao mesmo tempo para acelerar as taxas de download.

    Para segurança, o selo recebeu a tecnologia Wi-Fi Proximity Sensor, que usa as ondas de rádio do Wi-Fi — solução mais acessível e barata que sensores dedicados — para detectar a presença do usuário e bloquear o dispositivo quando ele se afasta, ou despertar o aparelho quando ele se aproxima. Por fim, foi adicionada à lista de requerimentos o Bluetooth LE (Low Energy), com o inédito codec LC3.

    Ambos proporcionam menor consumo de energia e taxas de transferência muito mais altas que o codec SBC, atual padrão da indústria, possibilitando a reprodução de áudio Hi-Fi de alta definição mesmo sem fio, além do uso do Auracast, tecnologia pela qual múltiplos dispositivos de áudio podem receber o mesmo sinal de som — imagine diferentes usuários ouvindo a mesma música, mas cada um utilizando seu próprio fone Bluetooth.

    Intel expande acessórios Engineered for Evo
    Na última atualização da certificação Evo, a Intel havia apresentado o programa complementar Engineered for Evo, pelo qual fabricantes de periféricos e acessórios estabelecem uma parceria com a gigante para desenvolver produtos que “atendam aos altos padrões do selo Intel Evo”. Agora, com a chegada da 13ª geração, a companhia reforçou o compromisso com esse programa, anunciando novas marcas participantes e uma expansão dos dispositivos contemplados.

    Quando foi anunciado, o Engineered for Evo cobria docks, monitores e armazenamento cuja conexão era feita via porta Thunderbolt, além de headsets Bluetooth. Com a atualização deste ano, passam a integrar a iniciativa mouses e teclados Bluetooth, e roteadores. Os acessórios certificados estão em produção e devem chegar ao longo de 2023, por empresas como Anker, ASUS, Dell, HP, HyperX, Jabra, Lenovo, LG, Logitech, Microsoft, Sabrent, Samsung, TP-Link e muitas outras.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden lança vasto projeto da Microsoft no mesmo local de promessa não cumprida por Trump

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou, nesta quarta-feira (8), um grande projeto de investimento da gigante tecnológica...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema