Segunda-feira, Março 4, 2024
12.4 C
Lisboa
More

    Cerca de um milhão de novos eleitores votam em 2012

    Cerca de um milhão de cidadãos angolanos foram registados durante os oito meses do processo de registo e actualização dos dados eleitorais, anunciou hoje (domingo), em Ndalatando, o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.

    O governante falava no encerramento da segunda fase do processo de actualização, iniciada a 5 de Janeiro último, tendo referido que outros sete milhões de cidadãos, dos cerca dos oito milhões e 600 mil que integravam a base de dados do registo eleitoral, actualizaram os seus dados no mesmo período.

    A primeira fase decorreu de Julho a Dezembro de 2011.

    Bornito de Sousa referiu que esta diferença corresponde no essencial a desactivação da base de dados dos cadastros das pessoas falecidas, de outras que deixaram para a última hora o exercício deste dever.

    “O registo eleitoral cobriu todo o território nacional e estendeu-se por oito meses, não há argumentos para alguém não se ter registado”, sublinhou o governante,

    Disse ainda que este acto marca definitivamente o fim de um período de oito meses de trabalho árduo, iniciado a 29 de Julho de 2011 com o registo dos cidadãos que completam 18 anos de idade até 31 de Agosto de 2012 e de actualização dos dados dos cidadãos cadastrados em anos anteriores.

    Bornito de Sousa apelou ainda aos cidadãos eleitores no sentido de participarem no próximo pleito eleitoral, marcado para este ano, dirigindo-se as assembleias de voto para o fazerem.

    “O registo foi feito em oito meses, mas a votação vai decorrer num único dia”, lembrou o governante, acrescentando que terminado o registo estão todos mobilizados para o voto.

    Além do governador do Kwanza Norte, Henrique André júnior, assistiram ao evento várias entidades do Ministério da Administração do Território, com destaque para o vice-ministro Adão de Almeida.

    Deputados, membros do governo, entidades religiosas, de partidos políticos e convidados presenciaram igualmente a cerimónia.

    Fonte: ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema