Segunda-feira, Setembro 9, 2024
24.3 C
Lisboa
More

    Centro de formação com alta tecnologia

    O Instituto Nacional de Telecomunicações (ITEL) recebeu, ontem, do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, um moderno centro de formação equipado com tecnologia de última geração da chinesa Huawei, visando reduzir os custos com a formação de nacionais no exterior.
    A tecnologia do centro e os custos de formação por um período de um ano foram avaliados em sete milhões de dólares, segundo as principais referências do Acordo de Cooperação assinado ontem, em Luanda, pelo director do ITEL, Américo dos Santos, e pelo Presidente da Huawei para África, Andrew Ge. Na cerimónia, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, manifestou o desejo de se colherem do acordo “vantagens múltiplas, tanto para o ITEL como para a Huawei”.
    Cândida Mandinge, consultora do vice-ministro das Telecomunicações, garantiu que o acordo tende à capacitação de quadros angolanos, no sentido de se assegurar um maior desenvolvimento do sector de telecomunicações e tecnologias de informação. “Nesta doação está incluída a parte da formação, razão pela qual se assinou o contrato de cooperação com validade de um ano, que visa a capacitação dos professores angolanos no sector das telecomunicações e tecnologias de informação, para que esses possam dar sustentabilidade ao centro de formação, depois da validade do contrato.”  O director-geral do ITEL disse que o centro de formação vai funcionar junto do Instituto Nacional de Telecomunicações, no bairro dos CTT (minicípio Rangel), com uma perspectiva de torná-lo funcional num curto espaço de tempo. De notar que o centro de formação em referência ainda está por se inaugurar.  Criado em 1985, o ITEL forma anualmente perto de 230 quadros de nível médio, desde 1990.
    A actual parceria com a China começou há dois anos e, garantiu Américo dos Santos, “os resultados são satisfatórios, pois essa doação do centro de treinamento é fruto da carteira de investimento que o país tem vindo a fazer no sector das telecomunicações.”
    O centro tem grande benefício para o ITEL, porque reduz todos os custos com a formação de nacionais no exterior. “É um centro com laboratório qualificado e com equipamento moderno de nova geração, em que procuramos, em função do mesmo, projectar formação no sentido de capacitar os quadros angolanos, tanto das empresas públicas e privadas do ramo como dos organismos do sector.”
    O dirigente da empresa chinesa para África, Andrew Ge, disse que “é uma grande honra para a Huawei essa participação num grande projecto de reconstrução, principalmente em projectos que vão gerar muitos empregos para os angolanos.” A companhia pretende formar e ceder uma série de programas no sentido de fornecer mais trabalhadores especializados em tecnologias de informação.

    in JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Grandes empresas petrolíferas e comerciantes de petróleo competem para investir em actividades downstream

    Gigantes do comércio de petróleo e as empresas petrolíferas nacionais de alguns dos maiores produtores de petróleo do Oriente...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema