Ao todo, 365 camponeses da Cela, organizados em associações agrícolas, beneficiaram, este semestre, do Crédito Agrícola de Campanha, no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza, disse, na segunda-feira, à Angop do administrador municipal.
Isaías Luciano, que fazia o balanço àquele programa do Executivo referente ao primeiro semestre deste ano, afirmou que o banco Sol, como instituição operadora, emprestou 89.742.555 kwanzas.
Em caso de prejuízos alheios à acção do agricultor, referiu, não lhe é cobrado o reembolso. Os camponeses receberam, em kwanzas, o equivalente a cinco mil dólares, cujo reembolso é feito em 12 meses contados pela duração da época de cultivo e colheita.
O município da Cela, com 244 mil habitantes, considerado um dos celeiros do Kwanza-Sul, dispõe de terras férteis e clima que permite diversificar as culturas.
O crédito agrícola de campanha é uma iniciativa do Chefe do Executivo integrada nos programas institucionais de combate á fome e à pobreza das zonas rurais.
Fonte: Jornal de Angola