Segunda-feira, Julho 22, 2024
18.4 C
Lisboa
More

    Cenoura e gengibre

    A cenoura é conhecida e apreciada desde o tempo dos gregos e romanos e é uma raiz tipicamente cor de laranja, com uma textura lenhosa. As cenouras são raízes tubíferas.
    As cenouras são comidas cruas inteiras, como parte de saladas, ou cozidas em sopas e refogados. Também se pode fazer bolo de cenoura. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.
    A cenoura silvestre (Daucus carota) também pertence à família das Apiaceae.
    As cenouras são grande fonte de fibra dietética, antioxidantes, minerais e betacaroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do legume, é uma pró-vitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão.
    Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A. Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.

    Gengibre


    O gengibre é uma planta asiática, originária da Ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. É conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado através das Cruzadas.

    O uso do gengibre na culinária


    Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.
    O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra nas receitas, pois os seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
    Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão, costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga) feitas com os rizomas jovens, e são consumidas puras ou com sushi.
    O gengibre cristalizado é um dos mais consumidos no Sudeste Asiático.

    O uso do gengibre na Medicina

    Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. As suas propriedades terapêuticas resultam da acção de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
    Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento de gripes, tosses, constipações e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e da coluna, além de diminuir a congestão nasal e as cólicas menstruais.
    No Japão, as massagens com óleo de gengibre são um tratamento tradicional e famoso para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta propriedades acres e quentes. A sua acção mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarreia, vómitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o “Zingiber officinale” é conhecido como “medicamento universal”.
    Além destes benefícios, o gengibre também tem acção bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco – onde o seu óleo é utilizado para massajar o abdómen, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, pela sua reconhecida acção na circulação sanguínea, é usado contra a disfunção eréctil.
    Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a acção desta planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordos.

    Fonte: Jornal de Angola
    Fotografia: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema