Segunda-feira, Março 4, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Celso Amorim impulsiona cooperação em defesa cibernética com colega argentino

    Celso Amorim (Foto: correiodeuberlandia.com.br)
    Celso Amorim (Foto: correiodeuberlandia.com.br)

    Os ministros da Defesa da Argentina, Agustín Rossi, e do Brasil, Celso Amorim, concordaram nesta sexta-feira em impulsionar a cooperação em matéria de defesa cibernética, informou o ministério argentino em Buenos Aires.

    “É importante o passo que estamos dando em matéria de cooperação para obtermos o desenvolvimento ideal em ciberdefesa. Por esse motivo, temos a obrigação de estimular a participação das Forças Armadas em pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, disse Rossi após a assinatura de um documento conjunto.

    O ministro argentino afirmou que a cooperação neste setor permitirá a ambos os países “ter a menor quantidade de situações de vulnerabilidade”.

    As duas nações decidiram criar “um subgrupo de trabalho bilateral neste campo”, de acordo com a declaração conjunta divulgada ao término do encontro entre ambos os ministros.

    A imprensa brasileira revelou recentemente que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos espionou as conversas tanto da presidente Dilma Rousseff como as de seu homólogo mexicano, Enrique Peña Nieto.

    Rossi e Amorim ressaltaram também o “caráter estratégico” da cooperação bilateral “no marco mais amplo do estabelecimento de uma base industrial de defesa na América do Sul”.

    O texto indicou a conclusão da fase de desenvolvimento do projeto bilateral de veículo leve Gaúcho (4×4 leve de uso geral aerotransportável) e o começo da etapa de avaliação e certificação, deixando aberta a possibilidade para os dois países “iniciarem no futuro o processo de fabricação desses veículos”.

    Amorim destacou: “O fato de nossa região ser uma zona de paz é o principal triunfo que hoje temos na América Latina, e nos singulariza diante de outras grandes regiões do planeta”.

    O documento também ressalta que “o compromisso assumido por Argentina e Brasil para consolidar a construção de uma identidade sul-americana em matéria de defesa”.

    O ministro brasileiro foi recebido na quinta pela presidente argentina, Cristina Kirchner. (swissinfo.ch/AFP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema