Segunda-feira, Dezembro 4, 2023
14.2 C
Lisboa
More

    Cazenga ganha vila digital

    O município do Cazenga, província de Luanda, conta desde hoje, sábado, com uma vila digital com ponto de acesso à internet gratuita.

    A vila foi inaugurada pelo governador de Luanda, Adriano Mendes De Carvalho, que apelou aos munícipes a aproveitarem ao máximo os benefícios da vila. Na presença do ministro das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, José da Rocha e outros convidados, o governador considerou que com essa vila, os moradores podem aproveitar a internet para fazerem pesquisas diversas, bem como fazer uso da biblioteca digital disponível.

    Por sua vez, o director da instituição, Miguel Cazevo, disse que os pontos estão localizados em sete ruas do município, com destaque nos blocos do bairro Tala Hady pela concentração de jovens nestes locais. “Temos verificado muitas conexões, e este método de duas horas por dia permite maior rotação do número de utilizadores que tenham acesso à infra-estrutura”, disse.

    Acrescentou que a implementação da Vila Digital faz parte da segunda fase do projecto “Angola Online”, que prevê a instalação de oito pontos cada, nas províncias do Cuanza Norte, Malange e Bengo, em zonas de concentração de estudantes. A intenção de continuidade dos projectos em outras localidades é para que cada vez mais jovens possam ter acesso à internet.

    Levar a iniciativa às escolas e a outros locais públicos em diversas localidades do país é o foco deste projecto.

    As outras províncias do país, excepto a Lunda Sul, que tem já um projecto do género, desde 2011, o projecto será implementado de forma gradual. Os moradores do município na voz do senhor Joaquim Afonso agradeceram o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de informação por escolher o município do Cazenga.

    “Estamos gratos porque chegou a vez do nosso município, por isso, queremos agradecer o Ministério e o INFOSI, por dar a oportunidade aos munícipes do Cazenga de navegarem sem terem de se deslocar para outros pontos da capital”, disse Joaquim Afonso. No âmbito da inauguração da vila, a empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações Huawei ofereceu à Mediática Ze Du 100 computadores.

    No quadro do projecto estão previstos, para a província de Luanda, um total de 105 pontos, que serão instalados até o final de 2018.

    As centralidades do Kilamba e Sequele e o bairro Cassequel são tidas como prioritárias.

    A capital já possui cerca de 24 pontos de acesso gratuito à internet, com realce para o Marco Histórico do Cazenga, Largo da Independência, Casa da Juventude de Viana, Parque Recreativo da Samba, Largo das Escolas, Instituto Médio de Telecomunicações, Largo da Igreja São Domingos, largo da FAPA, cidade universitária e Praça da Família.

    No projecto prevê-se que cada área ou ponto de acesso tenha capacidade de suportar 60 utilizadores em simultâneo, por cada duas horas num dia.

    Depois de terminado este tempo, o utilizador deixa de ter acesso para permitir à entrada de outros utilizadores na rede. O projecto “Angola Online” visa proporcionar ao público facilidade de acesso à internet, à informação e ao conhecimento.

    O projecto é uma iniciativa do INFOSI, instituto público tutelado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que tem como objecto social a promoção e o desenvolvimento da sociedade da informação em Angola. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Agressor mata turista alemão a facadas no centro de Paris

    Um homem identificado pelas autoridades francesas como um extremista islâmico com problemas mentais esfaqueou até a morte um turista...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema