Sábado, Maio 25, 2024
13 C
Lisboa
More

    Cavaco Silva diz que Guiné-Bissau e Guiné Equatorial serão decididos dentro dos valores da organização

    O Presidente da República, Cavaco Silva, mostrou-se hoje convencido que os casos da Guiné-Bissau e da Guiné Equatorial serão decididos “de acordo com os valores estruturantes” da CPLP, na cimeira que se realiza na sexta-feira, em Maputo.

    “Amanhã [sexta-feira] haverá, com certeza, uma decisão, mas estou convencido que será dada no sentido da defesa dos valores estruturantes da nossa comunidade”, disse aos jornalistas.

    A Guiné-Bissau ficou isolada no seio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), na sequência do golpe de Estado de abril último, que derrubou o governo legítimo do país, e a nova liderança não foi sequer convidada a estar presente na cimeira de Maputo.

    O pedido de adesão a membro pleno da Guiné Equatorial continua a causar reticências na comunidade lusófona, com muitas vozes a questionarem o “fraco registo” de defesa de direitos humanos do regime e os “poucos passos” que foram dados para alterar a situação.

    Os dois casos deverão ser analisados na reunião de sexta-feira, que junta chefes de Estado e de governo dos oito países e que marca a transição da presidência rotativa da CPLP, de Angola para Moçambique.

    “Portugal confia muito no impulso que a presidência moçambicana irá dar à CPLP”, disse Aníbal Cavaco Silva, exemplificando com o reforço “da concertação política e diplomática entre os Estados-membros” e da “implantação da língua portuguesa na cena internacional”.

    “Portugal orgulha-se de pertencer a uma comunidade presente em quatro continentes”, reforçou o Presidente da República, que esta manhã se reuniu com o seu homólogo moçambicano, Armando Guebuza, em Maputo.

    Criada em julho de 1996, a CPLP integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema