O anúncio foi feito pela Terrafugia, uma empresa norte-americana criada por pilotos e engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que afirma ter realizado um voo experimental do carro voador com sucesso no passado mês de Março.
Em comunicado a chief operational officer da Terrafugia, Anna Mracek Dietrich, afirma que «o primeiro voo bem sucedido deste Protótipo de Produção do Transition [o nome dado ao veículo] representa um passo fundamental para o início da produção e entrega» dos primeiros automóveis voadores, algo que deverá ocorrer em 2013, prevê a responsável.
Segundo a empresa norte-americana o desenvolvimento deste projecto começou em 2009, quando foi criado uma primeira prova de conceito de um veículo capaz de voar.
Um ano mais tarde as autoridades de aviação dos EUA deram à Terrafugia uma autorização especial para o projecto avançar.
Na altura a intenção da empresa era começar a comercializar o Transition em 2011, mas a data acabou por ser adiada para dois anos mais tarde.
No primeiro teste o automóvel voador da Terrafugia alcançou uma altitude de 1,400 pés e esteve no ar durante oito minutos.
O próximo passo do Transition passa agora pela realização de mais testes antes de a sua comercialização ser autorizada nos EUA.
Segundo informação disponibilizada no site da empresa, o Transition tem capacidade para duas pessoas, foi criado para caber numa garagem normal e poderá circular em estrada assim como levantar voo e aterrar em pequenos aeródromos.
Quanto ao preço, o carro voador deverá custar a partir de 279 mil dólares, cerca de 209 mil euros.
Fonte: SOL