Quinta-feira, Abril 18, 2024
20 C
Lisboa
More

    Carolina Cerqueira na Cimeira das presidentes dos parlamentos em Paris

    A presidente da Assembleia Nacional​ (AN), Carolina Cerqueira, desloca-se este sábado a Paris (França), para participar, nos dias seis e sete do mês ​ corrente, na Cimeira das Presidentes dos Parlamentos de todo mundo.

    A organização foi fundada em 2003 por Silvana Koch-Mehrin, ex-vice presidente do Parlamento Europeu.

    Em nota, o Gabinete de Comunicação e Imagem da Assembleia Nacional refere que, no primeiro dia do evento, a organização presidida por Yael Braun-Pivet, líder da Assembleia Nacional da República Francesa, vai realizar uma conferência sobre personalidades femininas inspiradoras.

    Está igualmente prevista a inauguração de uma exposição dedicada aos direitos políticos das mulheres, na Galeria das Festas da Assembleia Nacional de França.

    A agenda do dia contempla ainda uma visita guiada ao hemiciclo do Parlamento francês, que culminará com uma recepção nos ​salões do Hotel de Lassay.

    No segundo dia, nas primeiras horas, as presidentes dos parlamentos vão participar em duas mesas redondas sobre a educação para a igualdade, a luta contra a violência ​das mulheres e a saúde, bem como numa outra sobre a igualdade e a paridade na política e a afirmação de modelos femininos.

    Já no período da tarde do mesmo dia, as parlamentares vão visitar o Museu de Orangerie, onde terão a oportunidade de ver os “Nenúfares​”, de Claude Monet.

    O fórum, que celebra 11 anos de existência, é um espaço de partilha de experiências entre mulheres líderes de todo o mundo e de análise aos avanços e desafios para o reforço da equidade, da participação e das oportunidades do género feminino a nível global.

    A WPL (Women Political Leaders) é uma rede global de mulheres líderes políticas a nível internacional, incluindo o Parlamento Europeu, que conta, actualmente, com cerca de nove mil membros.

    Com sede em Reiquiavique, Islândia, a WPL contribui para o aumento do número e da influência das mulheres em cargos de liderança política.

    Integram a delegação parlamentar, encabeçada pela Presidente da Assembleia Nacional, a deputada Rosa Branca Albino, terceira​-secret​ária da Mesada AN, deputada Florbela Malaquias, pre​sidente do Partido Humanista de Angola (PHA) e a deutada Albertina Navita Golo, primeira vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA.​ DC​/VIC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relação diz “que não há qualquer indício” de que António Costa tenha falado com Lacerda Machado sobre Sines

    O Tribunal da Relação de Lisboa não encontrou nos autos da investigação da Operação Influencer, que resultou na demissão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema