Sábado, Março 2, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Carlos do Nascimento considerado exemplo da dimensão cultural da globalização

    músico Carlos do Nascimento (ANGOP)
    músico Carlos do Nascimento (ANGOP)

    O embaixador de Angola em França, Miguel da Costa, considerou hoje, quarta-feira, o trabalho do músico Carlos do Nascimento, falecido terça-feira, como um exemplo da dimensão cultural da globalização.

    Reagindo a morte do artista angolano em Paris, França, vítima de doença, o diplomata angolano avança que se deve olhar para a sua obra, que foi um grande contributo, com um elevado valor artístico e cultural, para a elevação do semba, fruto da fusão com o jazz e outros ritmos”.

    O corpo diplomático angolano acreditado em Paris acresce ter presente o contributo que o artista deu para a promoção da cultura angolana, particularmente da música angolana em França, onde era bastante apreciado entre os franceses e a diáspora angolana e africana.

    Carlos do Nascimento começou a cantar nos coros da Igreja de Santo António, na Cuca, em Luanda, mas foi em Portugal que se assumiu como um músico profissional, tendo passado por vários agrupamentos. Mudou-se depois para a Holanda e mais tarde para a França onde, com o já falecido Mário Clington e Bonga, criou o grupo Batuque.

    Para além de França e Portugal, a sua música era bastante apreciada igualmente em certas lides culturais no Brasil onde gravou partes do seu disco “De frente para o mar” (2004), que marcou igualmente o seu regresso a Angola.

    Em Fevereiro de 2011 lançou, pela LS Produções, o disco “Afrikan Harmony”.

    Carlos do Nascimento, músico, compositor e intérprete deixa um repertório com 3 discos duplos. Deixou ainda um disco por finalizar, mas os seus amigos e família, em sua memória, comprometeram-se a cuidar da sua edição. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema