O secretário de Estado para a Indústria, Kiala Gabriel, afirmou hoje (quinta-feira), em Luanda, que o país apresenta uma capacidade instalada na ordem das 120 mil toneladas no processo de transformação de sucatas metálicas.
De acordo com o secretário de Estado, que falava à margem do Fórum de Auscultação sobre Sucatas, com os projectos em carteira e outros já em fase de implementação, o país poderá passar para uma capacidade instalada de um milhão 845 toneladas.
Informou que nos últimos dois anos o país tem vindo a registar uma crescente intenção de operadores interessados em investir no domínio das sucatas, quando na verdade a real intenção destes é ter um alvará para exportar sucatas.
Este facto, prosseguiu o governante, constitui uma ameaça para os interesses da indústria nacional, pois a manter-se essa prática o país poderá tornar-se dependente do exterior quanto ao abastecimento de sucatas para as unidades fabris do sector.
Para pôr cobro a esta situação, Kiala Gabriel disse que o Ministério da Geologia e Minas e da Indústria suspendeu, desde Maio de 2011, todo o processo de exportação de sucatas, tudo em defesa da indústria nacional.
Realizado pelo Ministério da Geologia e Minas e da Indústria, o fórum juntou utilizadores e exportadores de sucatas e visou recolher subsídios desses operadores do sector.
Fonte: Angop