Domingo, Abril 28, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Cancro está a tornar-se a principal causa de morte nos países ricos

    TSF|Lusa

    As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte no mundo para adultos de meia-idade, mas o cancro está a tornar-se a principal causa de morte nos países ricos.

    Um estudo publicado recentemente na revista científica The Lancet indica que é “provável que o cancro se torne a causa mais comum de morte no mundo em poucas décadas”.

    As doenças cardíacas representavam mais de 40% das mortes, ou cerca de 17,7 milhões de mortes, em 2017. Mas à medida que as taxas globais de doenças cardíacas diminuem, o cancro pode tornar-se a principal causa de morte em todo o mundo “nas próximas décadas”.

    Os autores do estudo agora divulgado, cujo trabalho é apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) de Paris, apontam que, atualmente, o cancro mata mais pessoas do que as doenças cardíacas nos países ricos.

    A pesquisa efetuada em 21 países indica que o cancro, que era segunda causa de morte mais comum no mundo em 2017, representa mais de um quarto (26%) de todas as mortes registadas.

    “O mundo está a testemunhar uma nova transição epidemiológica (…) as doenças cardiovasculares já não são a principal causa de morte nos países ricos”, declarou Gilles Deganais, professor emérito da Universidade Laval (Quebec) e coautor de ambas as publicações.

    O estudo abrange mais de 160 mil adultos acompanhados ao longo de uma década (entre 2005 e 2016), em países de alto, médio e baixo rendimento.

    De acordo com o estudo, as pessoas nos países pobres têm, em média, 2,5 vezes mais hipótese de morrer de doenças cardíacas do que as dos países ricos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema