Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    CAN`2023: África do Sul e RDC “lutam” pela última vaga do pódio

    As selecções da África do Sul e da RDC disputam, a partir das 21 horas deste sábado, o terceiro e último lugar do pódio do Campeonato Africano das Nações (CAN`2023), que termina domingo, na Côte d`Ivoire.

    A realizar-se no Estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, trata-se de um desafio entre formações muito equilibradas, sendo que nos últimos três confrontos entre si, o saldo é de uma vitória cada e um empate.

    Em 12 de Setembro do ano passado, os sul-africanos venceram em casa, por 1-0, em um desafio de carácter amistoso, em oito de Outubro de 2005, para as eliminatórias da CAF, o resultado foi de igualdade a duas bolas, em partida ocorrida em território congolês.

    Estas duas formações mediram igualmente forças em 5 de Setembro de 2004, na RDC, com triunfo dos anfitriões, por 1-0, em eliminatórias da CAF.

    Depois de ter conquistado o ceptro em 1996, na edição que albergou, a África do Sul foi incapaz de fazer o “bis” como era objectivo nesta 34ª da prova continental, sendo que a conquista da terceira posição pode constituir-se na salvação da honra.

    Os sul-africanos perderam com a Nigéria nas meias-finais, por 2-4, nas grandes penalidades, após igualdade a uma bola no tempo regulamentar e no prolongamento.

    Já a República Democrática do Congo (RDC) tem, de repente, uma hipótese inesperada de repetir a conquista da Taça das Nações, 55 anos depois.

    Ter vencido nos distantes anos de 1974 e 1968 confere aos congoleses um estatuto que não justifica actualmente, numa altura que disputa a sua 19.ª Taça das Nações.

    Em 1974 venceu o CAN como antigo Zaire e, no mesmo ano, participou no Campeonato do Mundo na Alemanha Ocidental como único representante do continente, mas desde então não teve sucesso e sequer se qualificou para o último torneio continental nos Camarões, há dois anos.

    Para chegar a este estágio, a RDC garantiu o passe às meias-finais após vencer, por 3-1, a Guiné, em jogo referente aos quartos-de-final, mas foi afastada pela Côte d`Ivoire, com derrota de 0-1.

    A final do evento será disputada domingo (11) entre a Côte d`Ivoire e a Nigéria, a partir das 21 horas, no estádio Olímpico de Ebimpé, em Abidjan. MC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema