Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16 C
Lisboa
More

    CAN`2023: África do Sul e RDC “lutam” pela última vaga do pódio

    As selecções da África do Sul e da RDC disputam, a partir das 21 horas deste sábado, o terceiro e último lugar do pódio do Campeonato Africano das Nações (CAN`2023), que termina domingo, na Côte d`Ivoire.

    A realizar-se no Estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, trata-se de um desafio entre formações muito equilibradas, sendo que nos últimos três confrontos entre si, o saldo é de uma vitória cada e um empate.

    Em 12 de Setembro do ano passado, os sul-africanos venceram em casa, por 1-0, em um desafio de carácter amistoso, em oito de Outubro de 2005, para as eliminatórias da CAF, o resultado foi de igualdade a duas bolas, em partida ocorrida em território congolês.

    Estas duas formações mediram igualmente forças em 5 de Setembro de 2004, na RDC, com triunfo dos anfitriões, por 1-0, em eliminatórias da CAF.

    Depois de ter conquistado o ceptro em 1996, na edição que albergou, a África do Sul foi incapaz de fazer o “bis” como era objectivo nesta 34ª da prova continental, sendo que a conquista da terceira posição pode constituir-se na salvação da honra.

    Os sul-africanos perderam com a Nigéria nas meias-finais, por 2-4, nas grandes penalidades, após igualdade a uma bola no tempo regulamentar e no prolongamento.

    Já a República Democrática do Congo (RDC) tem, de repente, uma hipótese inesperada de repetir a conquista da Taça das Nações, 55 anos depois.

    Ter vencido nos distantes anos de 1974 e 1968 confere aos congoleses um estatuto que não justifica actualmente, numa altura que disputa a sua 19.ª Taça das Nações.

    Em 1974 venceu o CAN como antigo Zaire e, no mesmo ano, participou no Campeonato do Mundo na Alemanha Ocidental como único representante do continente, mas desde então não teve sucesso e sequer se qualificou para o último torneio continental nos Camarões, há dois anos.

    Para chegar a este estágio, a RDC garantiu o passe às meias-finais após vencer, por 3-1, a Guiné, em jogo referente aos quartos-de-final, mas foi afastada pela Côte d`Ivoire, com derrota de 0-1.

    A final do evento será disputada domingo (11) entre a Côte d`Ivoire e a Nigéria, a partir das 21 horas, no estádio Olímpico de Ebimpé, em Abidjan. MC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Dani Alves considerado culpado de violação de uma mulher numa discoteca em Espanha

    O futebolista brasileiro de 40 anos negou qualquer infração durante o julgamento de três dias que decorreu este mês....

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema