Depois de ter disputado o Torneio Internacional de Guimarães, a Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol volta a trabalhar hoje de manhã e à tarde na concepção dos modelos tácticos, visando o prosseguimento da preparação da 26ª edição do Afrobasket´2011, a decorrer de 17 a 28 de Agosto, na cidade malgaxe de Antananarivo.
As sessões, agendadas para o Pavilhão Multiuso da cidade de Guimarães, estão previstas para serem realizadas em cinco horas e meia. Saídos de um dia de folga, os jogadores do “cinco” nacional, segundos classificados do torneio, treinam com o objectivo de corrigir as debilidades evidenciadas durante a competição.
Correcção do posicionamento táctico e melhoria das acções ofensivas, sobretudo quando resta pouco tempo de posse de bola no ataque, são pormenores a serem minuciosamente aprimorados pelo seleccionador nacional, Michel Gomez.
Em declarações ao Jornal de Angola, o técnico francês garantiu: “vamos trabalhar esta semana na correcção dos aspectos que não estiveram bem durante o torneio. Vamos treinar mais jogadas ofensivas, envolvendo os postes, e a posse de bola em momentos de crise de tempo no ataque.”
Outro aspecto a ser treinado é o dos lançamentos de dois e três pontos, para além dos lances livres. Nos lançamentos de triplo, Carlos Morais e Jorge Tati foram os únicos que se destacaram durante a prova portuguesa.
A eficácia é apontada por Michel Gomez como determinante, pois se “não marcas, sofres, e quando sofres tens de correr atrás do prejuízo e muitas vezes já é tarde para conseguir vencer a partida”, disse.
Fonte: Jornal de Angola