Luanda – O ministro zambiano das Relações Exteriores, Given Lubinda, disse, em Luanda, que a reabilitação dos Caminhos- de-Ferro de Angola permitirá apoiar o desenvolvimento económico e social dos países da sub-região austral do continente, como é o caso da Zâmbia.
Given Lubinda falava em Luanda, no princípio da noite desta sexta-feira, durante um encontro que manteve com o ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.
O governante zambiano recebeu do ministro dos Transportes, Augusto Tomás, explicações detalhadas do programa de reabilitação e modernização das infra-estruturas de transportes em curso no país, com destaque ao Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), a expansão do Porto do Lobito, a construção do aeroporto da Catumbela, apoiados com a reactivação do Gabinete do Corredor do Lobito.
Given Lubinda veio Angola participar do Conselho de Ministros da SADC, que entre outros pontos debateu assuntos relacionados com o orçamento para o próximo exercício económico e as infra-estruturas.
De salientar que, durante os trabalhos da segunda sessão da Conferência de Ministros Africanos dos Transportes, realizada em finais de Novembro do ano passado em Luanda, os ministros defenderam a aceleração do processo de ratificação da Carta Marítima Africana e a modernização e harmonização da legislação, com vista a apressar o processo de integração regional.
Na ocasião, Augusto Tomás afirmou que a integração regional pode ser a chave para um maior sucesso das economias africanas em tempos de crise e defendeu que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) seja alargada e aprofundada, para se tornar uma organização mais operacional. “Sem redes de transporte, as comunicações não funcionam, as relações comerciais não evoluem e a integração passa por ser apenas um mero desejo sem hipóteses de concretização”, disse.
Fonte: Angop