Um grupo de investidores nigerianos perspectiva aplicar, a curto prazo, cerca de 500 milhões de dólares em projectos económicos e em negócios, no território angolano, anunciou hoje, a presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola e Nigéria (CCIAN), Tangyalamba Veloso.
Sem precisar o actual volume de negócios da comunidade nigeriana em Angola, disse apenas que o país conta com cerca de três mil nigerianos que investem, maioritariamente, na comercialização de peças de viaturas, cantinas e vendas a retalho de produtos diversos.
Em declarações à imprensa, explicou que esses USD 500 milhões são iniciais, podendo evoluir, dada as boas relações entre Angola e Nigéria e uma boa parceria entre a Embaixada e a Câmara de Comércio nos dois países, que pretendem privilegiar a Agricultura, Petróleo e Gás, dentre outros sectores de interesses comuns.
Em relação à actividade, a ser realizada na Nigéria, de 26 a 28 deste mês de Agosto, explicou que 14 empresários angolanos dos sectores dos petróleo e gás e de outras áreas produtivas vão participar, assim como vão aproveitar a oportunidade para a atracção de investidores nigerianos no país.
Por outro lado, a presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Nigéria salientou que o foco da instituição é apostar na melhoria das relações económicas entre Angola e Nigéria, assim como ajudar as empresas a investirem no país.