O primeiro-ministro egípcio, Essam Sharaf, anunciou que o seu país vai procurar desempenhar um papel de primeiro plano no reforço das relações afro-árabes, noticiou ontem a imprensa nacional daquele país. Falando à margem da cimeira da União Africana, em Malabo, Sharaf explicou que o Egipto vai relançar as relações afro-árabes através de investimentos em vários programas económicos e de desenvolvimento.
O chefe da delegação egípcia sublinhou que as suas recentes visitas a vários países africanos e as reuniões que tem mantido com vários líderes africanos durante a cimeira, tiveram por objectivo promover os interesses egípcios e africanos.
Em Malabo, o chefe do governo egípcio encontrou-se com vários líderes africanos, nomeadamente, os presidentes ugandês, Yoweri Museveni, tanzaniano, Jakaya Kikwete, e tswanês, Iam Khama, com os quais abordou os meios para relançar as relações bilaterais com outros países africanos e os meios para reforçar a cooperação regional.
Essam Sharaf acrescentou que as discussões em Malabo demonstraram que os africanos estão em condições de resolver os problemas do continente, sublinhando que eles também rejeitaram a ingerência estrangeira nos assuntos do continente.
Fonte: Jornal de Angola