Terça-feira, Março 5, 2024
11.3 C
Lisboa
More

    Cabo Verde tem riscos e baixa a sua notação

    A agência de notação financeira Fitch Ratings atribuiu uma notação de risco de “B+” à dívida de longo prazo de Cabo Verde e advertiu para a possibilidade de agravamento da notação, devido às elevadas dívidas pública e privada do arquipélago, informou a agência.
    A Fitch informou que a diversificação da economia cabo-verdiana para outros sectores de actividade e não apenas no turismo, pode contribuir para a melhoria da notação de risco do país.
    A Fitch Ratings disse que a notação de risco de “B+” se justifica com o bom funcionamento das instituições, boa governação do país, confirmados nas recentes eleições que promoveram um ambiente macroeconómico estável e um elevado crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
    No entanto, advertiu, a classificação é limitada pelos elevados e crescentes níveis da dívida pública (76 por cento do PIB) e externa (95 por cento do PIB), que reflectem um recente elevado défice orçamental de 8,8 por cento do PIB em 2011, e um desequilíbrio estrutural na balança corrente de 15,1 por cento do PIB em 2011, agravado por um plano de grandes investimentos públicos para responder às necessidades de desenvolvimento. Apesar do abrandamento económico na Europa, que responde por 90 por cento do Investimento Estrangeiro Directo, 80 por cento dos turistas e 80 por cento das remessas, o crescimento do PIB foi suportado pelo aumento do número de turistas (mais 25 por cento) e pelo crescimento das remessas (mais 24 por cento) da diáspora cabo-verdiana.
    A Fitch Ratings disse ainda esperar que essas tendências se mantenham e que o PIB cresça 5,0 por cento em 2012 e 2013.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema