Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
10.3 C
Lisboa
More

    Cabo-Verde: Autoridades de saúde garantem que há condições para eliminar o paludismo até 2020

    Cabo Verde tem condições de eliminar o paludismo até 2020 segundo o diretor nacional da Saúde, António Pedro Delgado, que explicou que a população deve desempenhar o seu papel na prevenção.

    O diretor nacional da Saúde falava durante a reunião anual de validação e programação das atividades de luta contra o paludismo dos Países da África Ocidental durante o ano de 2012, que decorre na cidade da Praia.

    “Em 2007, Cabo Verde fixou uma meta ousada, mas que está ao nosso alcance de, até 2020, eliminar o paludismo e sabemos que, com os serviços da saúde e a população a desempenharem o seu papel, podemos atingir este objetivo”, explicou.

    Segundo António Pedro Delgado, os serviços da saúde estão a reforçar a prevenção, em colaboração com as câmaras municipais e setores ligados ao ambiente, combatendo as larvas para evitar que nasçam novos mosquitos.

    “Não se deve ter focos de mosquitos em casa por ser um dos lugares com maior repercussão e, por outro lado, a população deve saber que tratar precocemente a doença é fundamental, por isso, ao mínimo sinal da doença, a pessoa deve dirigir-se ao serviço (de saúde)”, alertou.

    O responsável pelo setor da saúde lembrou que nos últimos cinco anos o número de casos de paludismo não tem ultrapassado os 70 por ano, sendo que, em 2011, teve o registo de 37 casos.

    “A tendência é para diminuir visto que, este ano, só temos registo de 12 casos, todos importados, e o que estamos a fazer neste sentido é a sensibilização das pessoas que vêm de zonas endémicas”, indicou.

    Durante a reunião da Cidade da Praia, que vai servir para planificar as atividades a serem implementadas em 2013 nos 16 países da região ocidental africana, vão também ser analisados os constrangimentos que podem impedir a aplicação das subvenções do Fundo Global da ONU para a luta contra a Sida, Tuberculose e Malária, bem como a complementaridade de outros fundos.

    Durante cinco dias, o encontro deve analisar o Plano Estratégico de luta contra a doença, as lacunas nas estratégias de mobilização de recursos e financiamento do programa, bem como a troca de experiências na mobilização de recursos do setor privado e de informações sobre as novas orientações técnicas entre os países da região.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder do PSD de Portugal aposta em cortes de impostos para vencer eleições antecipadas

    O principal candidato de Portugal ao cargo de primeiro-ministro, Luís Montenegro, espera que sua promessa de cortes de impostos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema