Sábado, Abril 27, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Cabinda: ” Autonomia legitimaria colonização angolana”, diz separatista Afonso Massanga

    Os separatistas de Cabinda reagiram negativamente à proposta de realização de uma conferência sobre a autonomia do território afirmando que a mesma “legitimaria a colonização angolana de Cabinda”.

    O Bloco Democrático anunciou recentemente que pretendia realizar uma conferência sobre o estatuto político e administrativo da província de Cabinda antes das eleições gerais em Angola.

    A conferência levaria a cabo um amplo debate sobre a autonomia para o enclave como forma de se pôr termo às reivindicações separatistas da região.

    Esta iniciativa, de acordo com o dirigente daquela organização, Luís do Nascimento, encontra-se no manifesto político do Bloco Democrático que diz ser oportuno o estabelecimento de um estatuto político e jurídico para que se atribua aos cabindas a livre administração dos seus recursos para o crescimento económico da região.

    A ideia da organização de uma conferência sobre a autonomia não está contudo a ser bem recebida entre as facções separatistas cabindenses. De facto, a facção da FLEC liderada por Afonso Massanga reiterou o seu objectivo de uma independência total do território.

    Massanga afirmou à “Voz da América”, que a sua organização não pode aceitar um estatuto de autonomia porque Angola não dispõe de documentos históricos que lhe dêem jurisdição sobre Cabinda.

    Massanga acrescentou que o território depende apenas de Portugal  nos termos do Tratado de Simulambuco.

    “ Não vamos admitir que Angola fale de uma autonomia para Cabinda porque isso seria legitimar a colonização angolana em Cabinda”, disse ainda Afonso Massanga.

    O Bloco Democrático levantou entretanto a possibilidade de realizar protestos se o governo voltar a inviabilizar a realização da conferência a exemplo do que aconteceu há 4 anos quando a frente para a democracia foi impedida de realizar uma conferência sobre o estatuto de autonomia para aquele enclave angolano rico em petróleo.

    Fonte: VOA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema