Quinta-feira, Junho 13, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Burundi: Nkurunziza investido para um terceiro mandato

    Pierre Nkurunziza (REUTERS)
    Pierre Nkurunziza (REUTERS)

    Pierre Nkurunziza foi investido esta manhã para um terceiro mandato. O Presidente do Burundi senta-se assim de novo na cadeira presidencial, uma conquista que mergulhou o país numa profunda crise política marcada por violência e mortes.

    Há momentos, o presidente Pierre Nkurunziza prestou juramento para um novo mandato de cinco anos“, foi assim que a presidência burundiana anunciou o acto na conta oficial do Twitter. Uma cerimónia surpresa, organizada no Palácio de Congressos de Bujumbura, anunciada poucas horas antes por motivos de segurança.

    Os jornalistas da Rádio-Televisão Nacional burundiana (RTNB) apenas foram notificados da investidura do presidente esta manhã. Nenhum chefe de Estado estrangeiro marcou presença, apenas a África do Sul este representada ao nível ministerial. Vários países africanos, assim como a China e Rússia, enviaram os embaixadores acreditados no terreno. Os embaixadores europeus e norte-americanos não marcaram presença e fizeram-se representar por outros diplomatas.

    De acordo com a Constituição, o presidente prestou juramento junto do Tribunal Constitucional e as duas câmaras do Parlamento reunidas. Um acto que marca o início do terceiro mandato, muito contestado, de Pierre Nkurunziza, eleito igualmente em 2005 e em 2010 pelo Parlamento e a 21 de Julho de 2015 por sufrágio universal directo. (rfi.fr)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jerry West, o “logotipo” da NBA morre aos 86 anos

    A antiga estrela do basquetebol americano e três vezes selecionado para o Hall da Fama Jerry West e cuja...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema