Sábado, Setembro 23, 2023
21.8 C
Lisboa
More

    Brasil: Prémio Itamaraty inclui angolanos

    Escritores angolanos residentes ou não no país podem participar no concurso internacional de monografia, promovido anualmente pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em que os cinco primeiros classificados são distinguidos com o Prémio Itamaraty de Literatura Brasileira.
    A nova edição do concurso, cujas inscrições vão de 19 de Abril a 31 de Outubro, tem como tema “Lígia Fagundes Telles”, escritora brasileira que, em 2005, foi galardoada com o Prémio Camões.
    Aberto aos cidadãos brasileiros residentes no exterior e estrangeiros que exerçam actividades relacionadas com a língua portuguesa e a literatura brasileira, podem concorrer trabalhos sobre Educação, pesquisa e jornalismo cultural.
    Podem concorrer ensaios inéditos, e caso o original tenha sido escrito em língua estrangeira, deve ser traduzido para português. Em Luanda, os candidatos devem entregar os formulários de inscrição por via postal, para a Embaixada do Brasil, constando no envelope de encaminhamento a indicação “IV Concurso Internacional de Monografia: a obra de Lígia Fagundes Telles”.
    O vencedor recebe 20.000 dólares, o segundo classificado 15.000, o terceiro 10.000, o quarto recebe cinco e o quinto classificado, três mil dólares. As obras premiadas vão ser publicadas pelo Ministério das Relações Exteriores, e distribuídas de forma gratuita. Os autores vão ao Brasil, para participarem na cerimónia de entrega de prémios e nas actividades académicas programadas pelos organizadores do concurso.
    A secretária de Embaixada, Tânia Regina de Sousa refere, em nota de imprensa, que o formulário de inscrição e o editorial contendo mais informações sobre o concurso estão disponíveis em português, espanhol, francês e inglês, no portal electrónico do Ministério das Relações Exteriores “www.itamaraty.gov.br”. O acesso à página pode ser também feito através do endereço “http://goo.gl/42Pqg”.
    A homenagem à Lígia Fagundes Telles sucede a de outros escritores brasileiros. A escritora nasceuem São Paulo, em 1923. Membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa, já publicou quatro romances e 19 contos, sendo traduzida em oito línguas. Tem obras adaptadas para o teatro, cinema e televisão.

    Publicou o primeiro livro de contos, “Porão e sobrado”, com a ajuda de seu pai, assinando como Lígia Fagundes. Lígia Telles, em1941, iniciou o curso de Direito e começou a participar activamente nos debates literários, onde conheceu Mário e Oswald de Andrade, Paulo Emílio Salles Gomes, entre outros nomes da cena literária brasileira. Escreveu para os jornais “Arcádia” e “A Balança”, ao mesmo tempo trabalhou no Departamento Agrícola do Estado de São Paulo para pagar os estudos e para a sua própria subsistência. Foi na faculdade do Largo de São Francisco que conheceu a poeta que veio a ser a sua melhor amiga, Hilda Hilst. Em 1944 publicou o livro de sucesso “Praia Viva”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China formam grupos de trabalho sobre economia e finanças, para melhorar as relações bilaterais

    Os Estados Unidos e a China vão criar dois grupos de trabalho para discutir questões económicas e financeiras, o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema