Segunda-feira, Março 4, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Brasil libertou insectos transgénicos para combater a febre de dengue

    Mais de dez milhões de mosquitos transgénicos têm sido libertados no Brasil, na cidade de Juazeiro, na Bahia, para combater a febre de dengue, que causa dores tão intensas que é conhecida como doença quebra-ossos, hemorragias e pode terminar na morte das pessoas infectadas.

    Libertados na natureza desde há um ano, os machos do mosquito Aedes aegypti têm um gene que leva à morte os descendentes destes mosquitos modificados geneticamente, para assim acabar por reduzir a transmissão da doença. A experiência, segundo o site SciDevNet, foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Brasil, e será alargada a várias cidades do país.

    Aldo Malavasi, da empresa brasileira Moscamed, produtora dos mosquitos, inicialmente desenvolvidos por uma empresa britânica, diz que os resultados agora apresentados já são “muito positivos” e garante que os mosquitos são incapazes de ter descendentes viáveis. “Das amostras recolhidas no campo, 85 por cento dos ovos eram transgénicos, o que significa que os machos libertados estão a ultrapassar a população selvagem. Isto deverá resultar na diminuição de mosquitos Aedes e na redução da transmissão da dengue.”

    Os críticos destas experiências receiam, no entanto, que os mosquitos consigam dar descendência fértil na natureza, com consequências ambientais imprevisíveis.

    Fonte: OPUBLICO

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema