O Brasil vai financiar, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), um pacote de projectos em Cabo Verde, avaliado em cerca de três milhões de dólares, noticiou ontem a agência Pana, citando fonte oficial na cidade da Praia.
O pacote inclui acordos sectoriais que integram o programa geral de cooperação bilateral entre Cabo Verde e o Brasil, em áreas como ambiente, habitação e ordenamento do território, património cultural, aviação civil, telecomunicações e estatística.
Com a assinatura dos acordos, o Brasil passa a disponibilizar recursos técnicos e humanos para viabilizar os sete projectos identificados com “know-how” daquele país da América do Sul.A assinatura do acordo de financiamento aconteceu ontem na sede do Ministério das Relações Exteriores, na Praia, num acto que contou com a presença do director da ABC, Marco Ferrani, em visita ao arquipélago.
No passado mês de Junho, o Ministério das Finanças e Planeamento de Cabo Verde assinou um contrato com a empresa brasileira ARG para a materialização do projecto de construção da Cidade Administrativa, nos arredores da capital cabo-verdiana.
De acordo com uma fonte daquele Ministério, a Cidade Administrativa, que será financiada pelo Brasil num montante de 150 milhões de euros, vai permitir o desenvolvimento, modernização e valorização da Praia, “trazendo ganhos a nível de eficiência, celeridade e eficácia na prestação de serviços públicos”.
O Instituto Nacional de Estatísticas, a Universidade de Cabo Verde, o Tribunal de Contas, o Campus de Justiça, o Instituto da África Ocidental e outros edifícios da administração do Estado deverão ter as suas novas instalações na Cidade Administrativa que será erguida com fundos desse financimaneto concedido pelo Brasil.
Fonte: Jornal de Angola