
No fim da visita que efectuou às brigadas de registo eleitoral em Viana, o ministro afirmou que a deslocação a este município decorreu no quadro de várias visitas que efectua a distintas localidades do país.
“Podemos constatar que, no geral, esta bem. Começamos a sentir já alguma pressão, que é característica dos últimos dias, uma vez que o registo termina no próximo domingo, dia 15 de Abril, e queremos aproveitar a oportunidade para apelar aos jovens, sobretudo, para que não deixem tudo para o último dia” referiu Bornito de Sousa.
Lembrou que no dia 15 do corrente mês encerra o registo eleitoral e que não haverá prorrogação, “queremos evitar situações que podem ocorrer de pessoas que não fazem a actualização e depois vão ter muitas dificuldades no dia da votação”.
Bornito de Sousa esclareceu que “se não fizerem a actualização não escolhem o local onde vão votar, mesmo aqueles que tenham votado em 2008”.
Exemplificou que “alguns votaram em tendas que já não existem, outros votaram em locais que não vão ser escolhidos agora e isso pode criar algumas perturbações”.
Por outro lado explicou que, depois de terminado o processo de registo no dia 15 de Abril, vai seguir um período de organização dos dados, acrescentando que primeiro “temos que recolher os dados de todos os municípios de Angola e introduzi-los na base central”.
Nos termos da lei que foi aprovada no Parlamento, continuou o governante, até o dia 15 de Maio o MAT tem que entregar a CNE a base de dados, no essencial será uma fase de consolidação dos mesmos.
No município de Viana Bornito de Sousa teve ainda um encontro de esclarecimento sobre o processo de Registo Eleitoral com a juventude da circunscrição, no anfiteatro da casa da Juventude.
No seu périplo em Viana, a delegação visitou as brigadas de registo eleitoral situadas no bairro da Caop B, na povoação do Vai e Volta, Bairro Zango e na Casa da Juventude.
Bornito de Sousa fez-se acompanhar nesta visita ao município de Viana pelo vice-ministro para os Assuntos Eleitorais, Adão de Almeida, a vice-governadora para a Esfera Política e Social, Juvelina Imperial, do administrador municipal local, José Moreno e por outros altos funcionários do seu pelouro.
Fonte: Angop