Uma bolsa de negócios reúne numa das unidades hoteleiras de Luanda, desde ontem, centenas de empresários angolanos e argentinos, no quadro da visita da missão comercial multissectorial da Argentina.
No total, são 370 empresas argentinas e 200 angolanas, representando vários segmentos de actividade, com destaque para os alimentos, serviços para a indústria petrolífera, maquinaria agrícola e outros equipamentos.
Em declarações ao Jornal de Angola, o subsecretário para o Desenvolvimento de Investimentos e Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, Carlos Bianco, disse que o encontro estava a decorrer com muita dinâmica e muito além das expectativas. “Há perspectivas que se realizem muitos negócios que favoreçam o desenvolvimento da economia argentina, através das exportações de bens e de tecnologia, e também da economia angolana, através da recepção e transferência tecnológica que permita ajudar nos objectivos que o governo angolano tem na actualidade, que é a substituição das importações de produtos e alimentos e contribuir para a industrialização do país”, frisou.
Na passada segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, que está em Angola, manteve encontros com o seu homólogo angolano, Georges Chikoti, e com os ministros da Agricultura, Afonso Pedro Canga, da Indústria, Geologia e Minas, Joaquim David, e da Saúde, José Van-Dunem.
Durante as reuniões, de acordo com o diplomata argentino, foram abordados vários temas com o objectivo de favorecer a transferência de tecnologias e o investimento para Angola.
Carlos Bianco anunciou para breve a realização de uma missão idêntica mais vinculativa à transferência de tecnologia, a fim de se atrair distintos tipos de maquinaria e equipamentos para a produção de alimentos. Nesse quadro, prevê-se ainda a assinatura de acordos no campo da produção de medicamentos.
Fonte: Jornal de Angola