Sexta-feira, Dezembro 1, 2023
10.9 C
Lisboa
More

    Boaventura Cardoso relança “Maio, mês de Maria”

    Vinte e seis anos depois, o escritor angolano Boaventura Cardoso relançou e autografou, quarta-feira, em Luanda, o livro de romance intitulado “Maio, mês de Maria”.

    O livro foi agora editado pela Mayamba e prefaciado por Luandino Vieira.

    A sua primeira edição saiu a público em Julho de 1997, no Porto, em Portugal, pelo Campo das Letras.

    De 368 páginas, a ser comercializado ao preço de oito mil kwanzas, “Maio, mês de Maria” é um romance perturbante, na qual a personagem João Segunda e a sua família, angolanos assimilados e ricos, do interior rural fogem à frente de um suspeitado, mas não ainda revelado, furacão, suspenso sobre suas cabeças e riquezas.

    A viagem de fuga vai revelar o inevitável e, paradoxalmente, empurrar-lhes para o centro desse furacão, Luanda, a independência.

    Na ocasião, Boaventura Cardoso disse que esse relançamento foi incentivado pelo editor, pelo facto de a obra não ter sido consumida e divulgada no país.

    Referiu ter resistido historicamente a tentação de reescrever o romance, mas não a fazer pequenas emendas de forma, cujo processo de escrita está subjacente num dos pilares da cultura Bantu, que é a religião.

    Explicou que no livro, o espírito da personagem de dona Josefa, interpela, aconselha e incentiva João Segunda, fazendo dele uma marionete, onde a água é o símbolo mais presente de semântica dualista que pode significar o bem e o mal.

    Boaventura Silva Cardoso nasceu a 26 de Julho de 1944, é sociólogo, diplomata, escritor e político angolano.

    Foi ministro da Cultura em duas ocasiões (1981 a 1990 no período, secretário com status de ministro) e de 2002 a 2008, assim como foi também Ministro da Informação (1990 a 1991), governador de Malanje (2008 a 2012) e primeiro Presidente da Academia Angolana de Letras (2016 a 2020). SJ/ART

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    São Tomé e Príncipe organiza quinto recenseamento até 2025

    Para este quinto recenseamento, foram introduzidas algumas inovações sobretudo na vertente na actualização de dados censitários. Cerca de 600...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema