Domingo, Junho 23, 2024
24.9 C
Lisboa
More

    BNA mexe na taxa de juro e fixa em 17%

    O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) decidiu, esta terça-feira, alterar a taxa básica de juro, passando de 18% para 17%, uma mexida feita depois da redução do mês de Janeiro deste ano.

    A taxa de juro da facilidade permanente de decência de liquidez também passou de 18% para 17%, enquanto a taxa de juro permanece de absorção de liquidez de 14% para 13,5%.

    O Comité, de igual modo, procedeu a flexibilização das condições de liquidez no sistema financeiro, ajustando o período temporal para o cumprimento das reservas obrigatórias pelos bancos comerciais, passando da actual base fixa diária para uma média de cumprimento quinzenal.

    O governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, justifica a decisão tomada no quadro da estratégia de continuar a influenciar a estabilidade de preços na economia e assegurar um curso de inflação em linha com os objectivos de médio prazo.

    Os coeficientes em moeda nacional e estrangeira, mantiveram-se inalterados 17% e 22%, respectivamente.

    Quanto as projecções de crescimento do Produto Interno Bruto, o BNA também mantém inalterada em torno de 3,3%, e da taxa de inflação, que, no final do ano, deverá situar-se entre 9% e 11%, conforme dados divulgados na sessão de Janeiro do Comité de Política Monetária.

    Dados mais recentes da inflação no país apontam a manutenção da trajectória descendente que se observa desde Fevereiro de 2022.

    De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, em Fevereiro de 2023, a taxa de inflação fixou-se em 11,54%, sendo o nível mais baixo, desde Setembro de 2015.

    Mas, os preços, em termos mensais, aumentaram 0,86%, tendo as maiores variações ocorridas nas classes de saúde (1,88%), vestuário e calçado (1,86%), bens e serviços (1,41%) e hotéis, cafés e restaurantes (1,33%).NE

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Extrema direita avança como favorita nas eleições legislativas da França

    A apenas uma semana do primeiro turno das eleições legislativas na França, a extrema direita lidera as pesquisas e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema