Luanda – O Banco Espírito Santo Angola (BESA) volta a realizar nova edição do maior concurso de fotografia de Angola, em parceria com a organização internacional World Press Photo, segundo avança hoje, terça-feira, a instituição bancária.
Em nota de imprensa enviada à Angop, o o Besa realça que inserido no projecto BESACultura, este concurso de fotografia anual visa promover e desenvolver a cultura angolana e os artistas nacionais, oferecendo ainda prémios no valor total de 15 mil dólares (um dólar equivale a 95,137 kwanzas a compra e 95,613 kz a venda) e equipamentos fotográficos.
Adianta que as inscrições para a quinta edição do concurso BESAfoto 2012 terminam a 28 de Setembro.
“A oportunidade de participar na edição de 2012 do concurso BESAfoto aproxima-se da fase final, com as inscrições a terminarem a 28 de Setembro. O concurso, que é considerado o maior evento fotográfico de Angola e uma das maiores referências da promoção da fotografia, enquanto arte, no continente africano, dirige-se a fotógrafos profissionais, amadores e novos talentos da fotografia com nacionalidade angolana, incluindo toda a diáspora de Angola, espalhada pelo mundo”, lê-se no documento.
Avança que em concurso estarão trabalhos que irão ser avaliados tendo em conta a sua capacidade de contar uma história, o seu impacto visual e a competência técnica, expressa pelos autores.
O júri da edição de 2012 do BESAfoto integra os fotógrafos Johanna Martina Smets e Donald Weber, membros da World Press Photo, bem como dois fotógrafos angolanos e um representante do BESA.
O vencedor do concurso BESAfoto receberá um prémio monetário no valor de 7 500 dólares, enquanto ao segundo e terceiro lugar corresponde um prémio de 5 000 dólares e 2 500 dólares, respectivamente (valores equivalentes em Kwanzas).
Os três primeiros premiados receberão ainda equipamento fotográfico.
Em parceria com o World Press Photo, a mais prestigiadas organização internacional da foto-reportagem e da fotografia, o BESAfoto cria assim uma forma de estimular, premiar e impulsionar a obra dos melhores fotógrafos angolanos. A ficha de inscrição do concurso está disponível no link: http://www.besa.ao.
A edição de 2011 foi a mais concorrida de sempre, com a participação de 172 candidatos, que apresentaram mais de mil e quinhentos trabalhos. Em cada ano o número de artistas a concurso é cada vez maior, um reconhecimento inequívoco do trabalho que o banco está a desenvolver na promoção da arte e da cultura angolana, e também um reflexo do crescimento do movimento artístico nacional.
Sobre o BESAfoto:
Criado em 2008 pelo Banco Espírito Santo Angola, e inserido no projecto BESAcultura, este concurso tem como objetivo destacar a fotografia como uma das mais completas formas de expressão.
A World Press Photo é responsável pela selecção e coordenação do júri do concurso, bem como pela definição dos critérios de avaliação dos trabalhos. O grande vencedor da edição de 2011 do BESAfoto foi Adalberto Gourgel. Waldney Oliveira e João Monteiro foram distinguidos com o segundo e terceiro lugar, respectivamente, e foram ainda atribuídas 10 menções honrosas.
Fonte: ANGOP