O Papa Bento XVI aprovou o programa para a visita a Cuba, de 26 a 28 de Março, em que é recebido à chegada pelo presidente Raul Castro, anunciou no último domingo a Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC).
O Papa chega à cidade de Santiago de Cuba na tarde de 26 de Março e é “recebido oficialmente pelo presidente Raul Castro, pela Conferência de Bispos Católicos de Cuba e pelo arcebispo da cidade”, informaram, em nota, os bispos católicos. O programa foi apresentado ao Papa pelos responsáveis por suas viagens após as reuniões preparatórias que mantiveram com autoridades do governo e a COCC durante a visita efectuada a Havana, em meados de Dezembro.
Bento XVI, de 84 anos, viaja ao México e a Cuba na sua segunda visita à América Latina, após ter estado no Brasil em 2007, e a primeira a países de língua espanhola na região.
A viagem do Papa coincide com a comemoração do IV centenário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Caridad del Cobre, a padroeira de Cuba.
A viagem, de apenas três dias, do Papa a Cuba termina em Havana, onde, ao meio-dia de 27 de Março, é recebido no aeroporto José Martí pelo cardeal Jaime Ortega, junto a bispos auxiliares, autoridades religiosas e civis.
Neste dia, Bento XVI realiza o encontro oficial com Raul Castro e reúne-se com bispos católicos.
Como encerramento da sua agenda, o papa tem programado realizar, no dia 28 de Março, uma missa na emblemática Praça da Revolução José Martí, em Havana. A viagem de Bento XVI é a segunda de um papa a Cuba, após a visita de João Paulo II em 1998, que foi considerada “histórica”. O Vaticano já está a tratar dos procedimentos afins para que em Março tudo seja realizado como o previsto.
Fonte: JA