Segunda-feira, Março 4, 2024
12.5 C
Lisboa
More

    Benguela: Lobito considerado pulmão económico da província

    O administrador municipal do Lobito, Amaro Ricardo, considerou hoje, terça-feira, que a localidade continua a ser o pulmão do desenvolvimento socioeconômico da província de Benguela, tendo em conta o Porto Comercial e os Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB).

    Pormenor da cidade do Lobito, na província de Benguela (Foto: Pedro Parente)
    Pormenor da cidade do Lobito, na província de Benguela (Foto: Pedro Parente)

    Amaro Ricardo falava à imprensa por ocasião do 101º aniversário da fundação daquela cidade, que hoje se assinala, referindo que o Lobito constitui a alavanca da província, razão pela qual merecerá uma atenção especial por parte das autoridades que projectam, inclusive, uma nova requalificação que dará maior grandeza a toda a região.

    Reiterou que o município continua a ser a localidade estratégica para o desenvolvimento socioeconómico da província, porquanto o Plano de Desenvolvimento 2013/2017 apresenta ideias claras sobre os caminhos a serem seguidos no domínio económico na perspectiva do presente e do futuro da cidade do Lobito.

    Reconheceu que apesar do seu estágio e ascensão socioeconómica, ainda existem imensos problemas que serão resolvidos através das novas perspectivas como a construção de uma centralidade no Culango (arredores da cidade do Lobito), do hospital pediátrico e unidade de maternidade, na zona alta da cidade, escolas e vias de acesso.

    Sublinha a necessidade de resolver-se em primeiro lugar os problemas que afligem os munícipes no que toca ao saneamento básico, saúde, educação, falta de energia elétrica e água potável, tendo citado a ausência de estruturas para a maternidade e escolas como sendo uma preocupação.

    Na ocasião, o administrador pediu aos munícipes para que tenham uma participação mais activa nos programas de desenvolvimento local em curso e que visam tornar o Lobito um lugar próspero e bom de se viver.

    A celebração dos 101 anos da cidade do Lobito ficou marcada por uma cerimónia simbólica de corte do bolo que reuniu defronte à Administração Municipal do Lobito diversas individualidades, autoridades tradicionais, membros do governo provincial e da sociedade civil.

    A cidade do Lobito foi fundada a 2 de Setembro de 1912. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Rússia vai diminuir produção de petróleo em 470 mil barris diários

    A Rússia vai reduzir a sua produção de petróleo em 471 mil barris por dia no final do segundo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema