Segunda-feira, Março 4, 2024
12.5 C
Lisboa
More

    Benguela: Igrejas disponíveis para ajudar no programa de combate à pobreza

    Catedral de Benguela (Foto: D.R.)
    Catedral de Benguela (Foto: D.R.)

    Ganda – Líderes religiosos defenderam sexta-feira última, no município da Ganda, província de Benguela, a necessidade das igrejas contribuírem na formação do homem e no combate à pobreza no país.

    Em declarações à Angop, o pároco da missão católica do Kapusso, na comuna da Chikuma, Valentino Jamba, considerou que a igreja como parceiro do Governo deve aumentar a sensibilização da população para uma consciência de auto- sustentabilidade.

    Segundo o prelado, um dos trabalhos que a sua igreja tem feito para o bem-estar social da população é incentivar o engajamento de todos no trabalho produtivo, para que cada um possa auto sustentar-se.

    Valentino Jamba afirmou que a direcção da Igreja católica na Chikuma tem mantido contactos com grupos e ONG ligadas à actividade eclesiástica, que periodicamente promovem formações na perspectiva de elevar o nível de aproveitamento académico do homem.

    Já o pastor da Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA) na Ganda, Custódio Tchissingue, referiu que a sua instituição tem estado engajada no processo de formação  académica.

    O pastor disse que, no passado, várias pessoas frequentaram o estabelecimento de ensino eclesiástico e que actualmente contribuem para o desenvolvimento multifacético do país.

    Custódio Tchissingue reafirmou o engajamento da igreja na educação do homem, de modo a capacitá-lo para dar o seu contributo no desenvolvimento de Angola.

    Anunciou, para os próximos dois anos, a criação de uma instituição específica da IECA na região, que vai abranger estudantes dos municípios da Ganda, Cubal e Caimbambo.

    Por seu turno, o padre superior da missão católica da Ganda, Adriano Ngungu, acrescentou que a sua instituição assumiu um papel de destaque na formação e possui uma  escola, com internato e centro hospitalar criados para o efeito.

    Afirmou que na missão católica do Dunde existe actualmente em funcionamento um estabelecimento de ensino, que lecciona desde a iniciação ao primeiro ciclo, um centro de saúde e de artes e ofícios, destinado à formação profissional de jovens em diversas áreas.

    Para si, com estas acções a igreja está a trabalhar para contribuir na diminuição da fome, pobreza e erradicação do analfabetismo no seio das populações. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Rússia vai diminuir produção de petróleo em 470 mil barris diários

    A Rússia vai reduzir a sua produção de petróleo em 471 mil barris por dia no final do segundo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema