Segunda-feira, Julho 22, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Benguela: Estabilidade económica é objectivo para este ano

    Em Benguela, depois do fogo-de-artifício a saudar o Ano Novo, todos voltaram ao trabalho e em toda a província, do litoral até ao Alto Catumbela, há confiança e certeza no futuro e a mobilização de todos para que as metas sejam cumpridas.

    O professor universitário Sandro Santos disse que o ano de 2012 vai ser coroado de paz e esperança para os angolanos, devido à persistência do Executivo em manter funcionais os programas de forte pendor económico e social para redução da pobreza no seio da população.

    O ano de 2011, afirmou Sandro Santos, foi também um marco para o sector bancário, pois começou a campanha de educação financeira, que visa trazer para o sistema os excluídos, aqueles que se encontram ainda na informalidade, sem conta bancária, sem acesso a serviços e produtos bancários, que constituem 87 por cento da população.

    “Os funcionários públicos ou particulares com alguma capacidade de aderirem ao crédito bancário, já conseguem honrar os compromissos assumidos”, referiu o doecnte universitário.
    A economia angolana, disse Sandro Santos, está a passar por um período de estabilidade, “mas é necessário estarmos atentos à crise externa”, alertou.

    Para ele, é importante que os empresários que passam por alguma dificuldade procurem vias para rapidamente se libertarem da crise.

    “A verdade é que o país está a crescer e o imobilismo pode deixar para trás todos os que não tiverem capacidade para responder aos desafios da economia nacional”, disse o docente.

    Para minimizar as dificuldades no dia-a-dia das famílias,acrescentou, o crédito chegou aos camponeses, professores e técnicos de saúde. O micro-crédito é um instrumento fundamental no relançamento dos rendimentos e contribui para o combate à pobreza.

    “É pensando nos desempregados, nos mais idosos e nos reformados, nos pequenos empresários que não resistem à crise, nas crianças cujos pais sofrem uma redução brusca dos seus rendimentos, que o Executivo está a levar a cabo disponibilização do micro-crédito”, disse o professor universitário.

    Obras nos municípios

    É crescente o número de obras para melhorar a vida das comunidades do meio rural que estão a ser executados no quadro do programa do Governo Provincial. Este ano, está garantida a melhoria da qualidade vida nos dez municípios da província de Benguela.

    A Estação Experimental do Alto Capaca e a Estação zootécnica da Ganda são unidades com forte importância para estudos científicos de plantas e animais, para além de outras valências ligadas ao sector da agricultura.
    Devido às grandes quantidades de milho produzidas na região, o Ministério da Agricultura, Desencolvimento Rural e Pescas construiu no município da Ganda silos destinados ao armazenamento de grãos, para evitar a sua deterioração. Os silos foram construídos para conservação de oito mil toneladas de cereais produzidos na região. Foram construídos numa zona de fácil acesso ao caminho-de-ferro de Benguela, afirmou ao Jornal de Angola, o director da Agricultura, Abrantes Carlos.

    As estações experimentais, explicou Abrantes Carlos, vão promover a elaboração e execução da política de investigação e desenvolvimento para o sector agrário e agro-industrial.
    O director da agricultura sublinhou que das suas competências constam a promoção e coordenação da formação profissional.
    Está a ser construída no Alto Capaca uma escola básica para formação de 600 alunos por ano lectivo.

    O referido estabelecimento de ensino vai formar, para além de jovens estudantes, encarregados agrícolas em técnicas de plantio e comercialização. Abrantes Carlos frisou que estes são ganhos à disposição de milhares de famílias, nas localidades de Cubal, Ganda e nas regiões limítrofes das províncias do Huambo e da Huila.

    Crédito agrícola

    Os solos mais férteis para a agricultura encontram-se junto aos rios. As extensas áreas de pasto situam-se no planalto Sudoeste.O sector agrícola tem potencialidades comprovadas para as culturas da cana-de-açúcar, algodão, borracha, café, milho, sisal, amendoim, batata, feijão, mandioca, massambala, horticultura e fruticultura.
    O Executivo está proporcionar meios materiais e financeiros que contribuem para a melhoria das condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social.

    Refinaria do Lobito

    Os benguelenses têm grande esperança na construção da refinaria do Lobito, onde vão ser criados milhares de postos de trabalho directos e indirectos para jovens. Nos últimos dez anos os progressos na província de Benguela foram visíveis. Aconteceu a inauguração da ligação ferroviária entre o Lobito e o Huambo. Depois de paralisado 27 anos, o CFB constitui um importante instrumento ao serviço do desenvolvimento, permitindo a ligação ferroviária do Litoral ao Leste, na fronteira com a Zâmbia.

    Os progressos são enormes e provam o esforço do Executivo no crescimento da economia. O Porto Comercial do Lobito manuseou de Janeiro até Dezembro de 2011, quase três milhões de toneladas de mercadoria, o que demonstra o crescimento dos negócios. Registou a atracagem de 699 navios que permaneceram uma média de dois dias no cais, para carga e descarga.
    Está a decorrer a construção do porto seco, terminal para a descarga e carga, a ampliação da ponte cais e a pavimentação do recinto portuário e projectos avaliados em mais de mil milhões de dólares.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema