Segunda-feira, Julho 15, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Bastonário valoriza municipalização do sistema de saúde

    O bastonário da Ordem dos Médicos de Angola, Carlos Alberto Pinto de Sousa, considerou hoje (segunda-feira), em Luanda, a municipalização do sistema de saúde como um projecto de capital importância e um dos pilares fundamentais para a expansão dos serviços de assistência médica e medicamentosa.

    “A municipalização é um factor fundamental porque vai levar os serviços médicos mais próximo do cidadão”, afirmou em declarações à imprensa o bastonário, para quem há necessidade de estruturar bem este projecto nos próximos tempos.

    O objectivo, disse o médico, é garantir que as pessoas que estiverem a nível do municípios tenham as competências e habilidades necessárias, por forma a poderem executar os vários projectos desta área de saúde.

    “Não tenho duvidas nenhumas de que é uma das formas de nós podermos dar um tratamento adequado às doenças, por ser ali (nos municípios) que iremos detectar mais facilmente as patologias e quiça até prevenir a nível das estruturas de base, nomeadamente centros e postos de saúde, bem como hospitais municipais”, acrescentou o bastonário.

    Segundo o responsável, as estruturas municipais estão mais próximas dos pacientes e têm uma demanda maior, tendo em conta que atendem maior a parte da população.

    “Noventa porcento dos problemas de saúde são resolvidos a este nível, os outros 10 são resolvidos a nível do secundário ou terciário e, desta forma, aumentar a base da pirâmide de cobertura sanitária, levando os serviços mais próximos”, explicou Carlos Alberto Pinto de Sousa.

    Em sua óptica, este projecto de municipalização do sistema de saúde não pode ser levado a cabo só pelos médicos, porquanto deve ser uma acção multidisciplinar envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos de diágnosticos, terapeutas e técnicos médios de saúde.

    Por este facto, defendeu a colocação dos profissionais em função das suas competências e habilidades.

    “É uma realidade que temos realmente de observá-la, interpretar e dar soluções e penso que o projecto de municipalização do sistema de saúde é um dos maiores em curso neste momento”, acrescentou o bastonário.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema