
Angola e Nigéria disputam hoje, às 14h30 de Angola, no Pavilhão do Maxequene, a primeira partida das meias-finais do torneio seniores femininos de basquetebol dos Jogos Africanos de Maputo.
O desafio entre as duas selecções é aguardado com expectativa, a julgar pela excelente prestação na prova. Angola terminou invicta no Grupo B, enquanto a Nigéria foi segunda classificada no Grupo A. Vai ser uma partida difícil, com nervos à flor da pele. Qualquer equipa está em condições de garantir o passe para a final.
Do ponto de vista da estatura, a Nigéria é superior ao combinado angolano. Tem jogadoras altas e bem dotadas fisicamente.
O “cinco” nacional para impedir que a equipa nigeriana não tire partido desse factor, tem de optar por uma defesa pressionante e bloquear as principais triplistas, como Hawal Samuel e N’koch Aniye.
Angola e Nigéria, as duas melhores equipas do torneio, vão fazer uma boa propaganda ao basquetebol.Ontem, o conjunto angolano derrotou, nos quartos-de-final, a Argélia, por 85-39.
Angola, desde cedo comandou as “operações”, optando pelos lançamentos dos três pontos. Sónia Guadalupe foi a “carrasca” das argelinas ao marcar 35 pontos (todos de triplos). A vitória da Selecção Nacional foi construída na primeira parte (45-11), depois foi gerindo o resultado.O técnico Aníbal Moreira disse que não espera facilidades: “calhámos com uma equipa difícil.
A Nigéria por sinal é a formação mais alta do torneio e tem jogadoras tecnicistas. Penso que vai ser uma partida interessante. Entrámos em todos os jogos com o pensamento na vitória. Queremos marcar presença na final”.Com o apuramento para as meias-finais, a Selecção Nacional tem a presença assegurada na próxima edição dos Jogos Africanos, provavelmente na República Democrática do Congo. A Nigéria venceu na segunda partida dos quartos-de-final a Costa do Marfim, 62-45.
António de Brito | Maputo
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: José Cola