Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Bancos angolanos têm 170 mil milhões Kz emprestados ao BESA

    BNA (Foto: Contreiras Pipa)
    BNA
    (Foto: Contreiras Pipa)

    Intervenção do BNA protege o banco dos credores, o que pode causar pressões de liquidez nas instituições de crédito com empréstimos de valores ao BESA.

    O grau de exposição dos bancos angolanos ao Banco Espírito Santo Angola (BESA) ascendia a 170,4 mil milhões Kz em 31 de Dezembro de 2013, de acordo com as demonstrações financeiras publicadas na página da Internet da instituição intervencionada pelo Banco Nacional de Angola (BNA) no dia 4 de Agosto de 2014.

    Aquele montante corresponde às captações para liquidez, à vista e a prazo, do BESA no mercado angolano, no final do exercício de 2013. Em termos simples, corresponde ao dinheiro que o BESA devia aos outros bancos que operam em Angola. A esmagadora maioria dessas responsabilidades venciam- se ou vencem-se durante este ano.

    De acordo com o artigo 117 da Lei das Instituições Financeiras com a intervenção do BNA “ficam suspensas todas as execuções, incluindo as fiscais, contra a instituição, ou que abranjam os seus bens, sem excepção das que tenham por fim a cobrança de créditos com preferência ou privilégio, e são interrompidos os prazos de prescrição ou de caducidade oponíveis pela instituição”.

    Ou seja, o BESA está como que protegido dos credores, o que, no limite, significa que quem tem dinheiro emprestado ao BESA não pode reclamar o pagamento. Uma situação que pode colocar alguma pressão sobre a liquidez dos bancos angolanos que têm aplicações junto do BESA. (expansao.ao)

    Por: Carlos Rosado de Carvalho

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema