O Banco Nacional de Angola (BNA) procedeu quarta-feira na cidade do Kuito (Bié) ao lançamento do programa financeiro “Bankita”, visando incentivar os cidadãos a aderir ao processo, através da abertura de contas bancárias com apenas 100 kwanzas.
De acordo com o director regional do Banco Nacional de Angola (BNA), Jerónimo João Lara, que presidiu a cerimónia, a abertura de contas nos bancos comerciais, além de garantir a segurança do dinheiro, serve igualmente para criar uma empatia, entre as agências bancárias e os cidadãos (clientes) cimentando-se deste modo, cada vez mais a confiança no mercado financeiro.
Jerónimo João Lara frisou que projecto “Bankita” vai permitir aos vendedores, camponeses, funcionários e outros a aderir aos vários produtos que a banca está a oferecer.
O projecto “Bankita”, salientou, permite que o cidadão possa proceder abertura da sua conta, com apenas 100 kwanzas, apresentando no momento, qualquer documento (bilhete de identidade ou cédula pessoal l).
“O cidadão ao aderir ao projecto “Bankita”, em cada 100 kwanzas depositados, ganha 60 Kwanzas depois de 30 dias”, garantiu.
Na ocasião, a governadora em exercício do Bié, Ana Maria Muvuay enalteceu o gesto do “BNA”, ao sublinhar que o governo e parceiros sociais irão trabalhar juntos na sensibilização da população, sobretudo vendedores.
FONTE: Angop