Domingo, Abril 14, 2024
25.8 C
Lisboa
More

    Avaliação bancária das casas caiu quase 3% em 2013

    (D.R)
    (D.R)

    O valor médio de avaliação bancária da habitação baixou 2,8% em 2013 face ao ano anterior, fixando-se em 1.006 euros por metro quadrado, sendo o Algarve a região mais penalizada, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

    A análise anual do INE indica que a avaliação das casas sofreu, em média, um decréscimo de 29 euros e que as variações foram negativas em todas as regiões, com destaque para o Algarve (-4,9%), que manteve ainda assim o valor de avaliação mais elevado do país (1.250 euros), Alentejo (-4,7%) e Região Autónoma da Madeira (-4,5%).

    Em Lisboa, o valor médio da avaliação bancária recuou 2,5%, para 1.197 euros por metro quadrado, e no Norte desceu 3,1% (880 euros).

    A avaliação bancária desvalorizou mais as moradias (-4,2%) do que os apartamentos (-2,2%), tendo os valores médios atingido 943 e 1.041 euros por metro quadrado, respectivamente.

    Em Dezembro de 2013, o valor médio da avaliação bancária fixou-se nos 1.014 euros, o que representa uma diminuição homóloga de 0,5%.

    A avaliação bancária média regressou assim ao valor registado em Setembro, depois de uma subida de cinco euros em Outubro e de uma descida de um euro em Novembro.

    O decréscimo resultou, essencialmente, da diminuição de 0,8% registada no valor médio dos apartamentos (-0,3% em Novembro).

    Na Área Metropolitana de Lisboa, o valor médio de avaliação diminuiu 1%, face a Novembro, para 1.219 euros/metro quadrado, enquanto na Área Metropolitana do Porto este valor aumentou 0,9% situando-se em 935 euros/metro quadrado.

    O inquérito à avaliação bancária baseia-se na informação fornecida por nove instituições financeiras que representam cerca de 90% do montante total de crédito à habitação concedido. (sol.sapo.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Haiti já tem Conselho Presidencial, mas ainda não se sabe quem vai liderar o país

    A instituição do Conselho Presidencial pode ser a última esperança para o restabelecimento da ordem no Haiti, onde a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema