Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Autoridades sanitárias registam aumento de casos de malária

    Setenta e nove mil 193 casos de malária foram diagnosticados no período de Janeiro a Setembro do corrente ano, em diferentes unidades hospitalares da província do Cunene, disse hoje (quinta-feira), na cidade de Ondjiva, o supervisor provincial do programa de combate a doença, André Domingos.

    Dos casos registados, 113 resultaram em óbitos.

    Em declarações à ANGOP, o supervisor disse que, comparativamente ao período de 2022, há um incremento de 17 mil 341 casos e a diminuição de dois óbitos.

    Referiu que, por área administrativa, o município do Cuvelai, com 24 mil 692 casos, lidera o índice da doença, seguido do Ombadja (23.394), Cuanhama (16.317), Cahama (9.508), Namacunde (4.325) e o Curoca (957 casos).

    Relativamente à mortalidade, informou que 44 casos de óbitos foram registados no Cuanhama, seguido de Ombadja (27), Cuvelai (22), Cahama (10), Namacunde (sete) e Curoca (três).

    Disse ser preciso que as pessoas estejam sempre em alerta e redobrem os cuidados para se evitar certas situações, algumas com consequências mortais.

    O supervisor apontou para a necessidade de reflectir sobre o excesso de casos de malária na região, realçando que a prevenção constitui a maior aposta de combate à doença.

    Recomendou à população a primar pela melhoria do saneamento básico, com a eliminação de focos de multiplicação de mosquitos, como os charcos e o lixo, assim como fazer o uso correcto do mosquiteiro.

    A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do tipo Plasmodium, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles, também conhecido como “mosquito prego”. FI/LHE/OHA

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    França pretende organizar a primeira reunião para discutir a ligação de infraestrutura entre a Índia e a UE

    A França está a preparar uma primeira reunião para discutir uma ligação infraestrutural que ligaria a Índia à Europa...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema