O administrador adjunto do Sambizanga, Agostinho da Silva, considerou na quarta-feira, em Luanda, como medida positiva de grande impacto social a requalificação das ruas secundárias e terciárias.
O responsável disse à Angop que em 2011 foi modernizada, no município, a rede de distribuição de água potável e de energia eléctrica e instalados novos postes de transformação de electricidade.
Foram reabilitados 65 quilómetros de vias nos bairros Mota, Lixeira, Santo Rosa e Dimuca, consideradas críticas na época chuvosa.
De acordo com o responsável, está em curso um estudo para a recuperação das passagens hidráulicas das estradas do Ngola Kiluanje e da Boavista. Agostinho da Silva informou que o troço do mercado dos Kwanzas à antiga praça Calaboca foi igualmente recuperado. Trabalhos idênticos decorrem na estrada da refinaria à antiga Sétima Avenida e na via da Petrangol.
Referiu, ainda, que 45 dos 70 quilómetros da rede de drenagem foram melhorados com a aplicação de novas sarjetas e manilhas de fibrocimento. Em 2012, a administração do Sambizanga vai continuar a trabalhar para melhorar o saneamento básico e o abastecimento de água potável e energia eléctrica, garantiu o administrador.
Aproveitamento escolar
O director do Instituto Politécnico do Sambizanga, Domingos Manuel, considerou positivo o nível de aproveitamento dos estudantes.
Em declarações prestadas ontem à Angop, o responsável informou que no ano lectivo 2011 foi alcançada uma percentagem de 94 por cento de aproveitamento escolar, ao contrário dos 82 por cento de 2010. “Significa que as crianças do Sambizanga estão, de facto, a estudar”, salientou, embora
Na sua opinião o sucesso do aproveitamento dos alunos também se deva ao facto dos professores estarem a recorrer a “metodologias adequadas”.
“Os professores e as direcções das escolas devem trabalhar em colaboração com os encarregados de educação, principalmente em relação aos alunos com deficiências de assimilação”, adiantou, aconselhando os pais a consultarem o Centro de Diagnóstico, para melhor orientarem os filhos.
O Instituto Politécnico do Sambizanga foi fundado a 4 de Junho de 2007 e dispõe de 18 salas para aulas teóricas, seis laboratórios e cinco oficinas. A instituição forma técnicos médios de frio, electricidade e mecânica geral.