Segunda-feira, Julho 22, 2024
35.1 C
Lisboa
More

    Autoridades desmentem caso de varíola do macaco no Dundo

    As autoridades sanitárias na província da Lunda-Norte desmentiram esta quarta-feira, o registo de um caso positivo de varíola do macaco no Hospital David Bernardino, apelando calma às pessoas.

    Em declarações à imprensa, o director do gabinete provincial da Saúde, Gimy Nhunga, fez saber que houve apenas registo de um paciente que deu entrada no referido hospital com sintomas da herpes vírus e não de varíola do macaco.

    Informou que, para confirmar a doença do paciente, foram colhidas amostras e enviada a Luanda para os testes laboratoriais.

    De acordo com o Ministério da Saude, Angola não registou, até ao momento, nenhum caso de Varíola do macaco e, como medida de precaução, foi reactivado o Plano Nacional de Contingência para o Controlo da doença.

    O plano de contingência visa a implementação de acções de prevenção e resposta rápida de um provável surto da doença.

    O plano orienta como principais medidas de vigilância e pidemiológica, a detenção precocemente, investigação e confirmação de todos os casos suspeitos, identificação dos contactos, avaliação e monitorização da propagação e evolução da epidemia, assim como a eficácia das medidas de controlo.

    A Varíola do Macaco (Monkeypox) é uma zoonose viral (um vírus transmitido aos seres humanos a partir de macacos e roedores) e que se manifesta através de febre, dor de cabeça, fadiga, dor muscular, íngua, erupções cutâneas generalizadas (lesões na pele).

    O período de incubação da doença varia de 5 a 21 dias.

    Para prevenir, as autoridades aconselham a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou desinfectar com álcool, evitar a exposição directa com a carne e sangue de macaco, contactos físicos com pessoas que apresentam sintomas da doença, entre outras medidas. HD

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema