Segunda-feira, Abril 15, 2024
19.8 C
Lisboa
More

    Autoridade do Quiculungo investe em projectos sociais

    A administração municipal do Quiculungo, no Kwanza-Norte, investiu, durante o primeiro semestre deste ano, um total de 217 milhões de kwanzas na execução de projectos socais, com prioridade para os sectores da saúde, educação e agricultura.
    De acordo com o administrador local, João Gaspar Quintas, entre os projectos em execução constam a reabilitação do hospital municipal de carácter regional, que vai posteriormente contar com outros serviços, como um centro de hemoterapia, cuidados intensivos e uma sala de pequenas cirurgias.
    O fim das obras está previsto para Novembro próximo e vai permitir a assistência médica às populações da Banga, Bolongongo e Samba-Caju.
    Segundo o responsável, a expansão dos serviços sanitários já se faz sentir em todos os postos de saúde, existindo três médicos, dos quais dois vietnamitas e um angolano, coadjuvados por 15 enfermeiros, para 12.108 habitantes, espalhados por 29 aldeias.
    João Gaspar Quintas destacou a existência de escolas construídas com material precário, situação que, na sua opinião, obriga a aplicação de políticas que visem a construção de outras de carácter definitivo, para garantir melhor estabilidade e coesão do ensino.
    “Pensamos reduzir o número de escolas precárias a nível do município. Tenho a certeza que, aos poucos, podemos atingir este objectivo, para o bem das crianças e jovens”, disse.
    Relativamente ao sector agrícola, sublinhou que, para a próxima época, já estão preparados 200 hectares de forma mecanizada, que serão distribuídos a sete cooperativas inscritas e com um total de 400 membros, que prevêem cultivar mandioca, banana, amendoim, feijão, batata doce e rena, tidos como os tradicionais da região.
    A água potável é consumida na maior parte dos sectores do município, com excepção das aldeias de Sambi Kiama e Kandunda.
    Gaspar João Quintas revelou, por outro lado, que a maior parte das aldeias locais estão ligadas por terra, através de vias de acesso terraplanadas. “Vamos continuar a trabalhar arduamente para que a circulação de pessoas e bem se faça sem sobressalto”, disse.

    Fonte: JA
    Foto:

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Alerta de Segurança: iPhones de 92 Países Sob Ameaça de Spyware

    Num mundo cada vez mais conectado, a segurança digital tornou-se um dos pilares fundamentais da nossa existência online. Recentemente,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema