Domingo, Dezembro 3, 2023
8.7 C
Lisboa
More

    Aumento de infeções por HIV/SIDA nos agentes preocupa polícia na cidade moçambicana de Manica

    As baixas de agentes policiais por HIV/SIDA estão a preocupar a polícia em Manica, centro de Moçambique, que assiste nos últimos anos ao aumento de número de acamados na corporação, disse hoje à Lusa o comandante provincial.

    Sem avançar números, Francisco Almeida, comandante provincial da polícia em Manica, disse que nos últimos oito meses do ano as estatísticas apontam para um aumento de agentes diagnosticados com o vírus, embora esteja também a crescer o número dos que recebem assistência médica.

    A Organização da Mulher Educadora da SIDA (OMES), virada para a proteção de prostitutas, tem vindo a acusar agentes da polícia de efetuarem cobranças de sexo e dinheiro a prostitutas, em troca de liberdade, sobretudo a zimbabueanas, sob pena de repreensão, facto que pode estar aliado às infeções por HIV.

    “Realmente, estamos a ressentir-nos desta pandemia (do HIV/SIDA). Temos situações que nos preocupam na nossa província, em particular na nossa corporação”, afirmou Francisco Almeida.

    Atualmente, disse, vários agentes estão em tratamento com antirretrovirais, no âmbito da aplicação do projeto “Ação SIDA na Polícia” para difusão das medidas de prevenção da doença no seio da corporação e tem sido intensificada a distribuição de preservativos entre os polícias.

    “Agora temos assistência a partir do hospital provincial e nos programas sociais da polícia virado para os doentes”, disse Francisco Almeida, que garantiu estar igualmente a ser dada assistência às viúvas e órfãos dos agentes perecidos no seio da corporação.

    Ainda segundo a fonte, alguns agentes estão a ser alvo de processos disciplinares e criminais, nos últimos oito meses, por várias infrações, entre as quais extorsão, roubo, suborno, abandono de posto, apresentação em estado de embriaguez no posto de trabalho, entre outras.

    “Apesar dos problemas, temos vindo a registar com satisfação a resistência de suborno por parte da corporação, sobretudo da polícia de trânsito, pois estamos preocupados com a situação de corrupção”, referiu Francisco Almeida, na abertura do 9.º Conselho Coordenador da corporação.

    Estatísticas da polícia indicam que o crime nos primeiros oito meses de 2012 reduziu em Manica, ao cair para 236 contra 342 casos no período homólogo de 2011.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Israel reforça ataques depois das tréguas

    Os residentes de Khan Younis, no sul da faixa de Gaza, sofreram este sábado o mais pesado bombardeamento desde...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema