Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Atletismo: Meia Maratona da Paz orçada em 54 milhões

    A 2ª edição da Meia Maratona Internacional da Paz”, em atletismo, a disputar-se (às 8h00) no dia 4 de Abril próximo, em Luanda, está orçada, inicialmente, em 50 milhões de Kwanzas, mais 20 do que anterior (2022).

    O facto foi hoje (quarta-feira) avançado à imprensa, na capital do país, pelo coordenador da prova, Adriano Nunes, esclarecendo que o valor pode aumentar de acordo com o número de participantes, já que estimam por cerca de três mil corredores.

    Acrescentou que os interessados na prova já podem começar a fazer as suas inscrições, na medida em que os aspectos organizativos estão acautelados. As inscrições começam nesta quarta-feira e terminam a 18 de Fevereiro.

    Os atletas federados e os de elite, para terem acesso ao dorsal personalizado, na primeira fase e na segunda, as inscrições vão de 18 a 28 de Fevereiro. A terceira e última, de 1 a 15 de Março, nesta, os participantes não terão dorsais personalizados.

    Adriano Nunes explicou que os inscritos na primeira fase terão dorsais personalizados, por causa da antecipação da feitura, porque são feitos no exterior do país, e a cedência de vistos para os estrangeiros têm em conta as questões burocráticas.

    A prova manterá o mesmo percurso de 21.0975 Km, que terá como partida defronte ao Porto de Luanda, chegada na Avenida António Agostinho Neto (frente ao Mausoléu), bem como a corrida da família, com apenas cinco (5) km.

    Quanto aos vencedores, a organização reserva prémios em dólares americanos para os atletas de elite, em ambos os sexos, que é de seis (6) mil dólares americanos, aos primeiros, cinco (5) mil para o segundo, quatro (4) mil para o terceiro, e mil para o décimo lugar.

    Para os atletas federados, 250 mil Kwanzas, para o primeiro, 200 mil pelo segundo, 150 para o terceiro, e 50 mil para o décimo colocado. Os atletas populares e portadores de deficiências (paralímpico), a prova premiarão de 200 mil, 150 mil e 100 mil Kwanzas, do primeiro ao terceiro, aos passo que os veteranos serão agraciados com 150 mil.

    Segundo a comissão organizativa, vai oferecer um bónus adicional de mil dólares norte-americano ao atleta que quebrar o recorde da corrida de 1.03.17, para os masculinos, e 1.11.52 para os femininos.

    A inscrições podem ser feitas pelas seguintes plataformas digitais, site: WWW.tchacosport.ao, E-mail: crdseventosangola@hotmail.com, Facebook: Meiamaratonadapaz Angola e Whatsapp: 00 244 923 508 703.

    Também por via dos locais de maior concentração na capital do país, nomeadamente, Largo da Mutamba, Cidadela Desportiva e na Vila de Viana.

    De 18 de Janeiro a 18 de Fevereiro, para a prova da família de 5 km, sem fim competitivo, os nacionais vão pagar a inscrição de dois mil kwanzas, e os estrangeiros residentes, pagarão quatro mil.

    Para inscrição da prova de 21,0975 km, os atletas populares têm uma taxa de quatro mil Kwanzas, federados cinco mil, e estrangeiros 10 mil. Se passarem o dia 18 de Fevereiro, a taxa vai aumentar 25 por cento, e se chegar até 15 de Março, subirá para 50, a taxa de inscrição nos mais diversos escalões.

    No dia 15 de Fevereiro, a organização vai se pronunciar em conferência de imprensa, com o local e hora a indicar, para informar sobre o nível de organização inerente e o número de países a participar do evento.

    Também número de nacionais e estrangeiros residentes inscritos e a situação do percurso. Depois a organização faz outra conferência no dia 15 de Março, depois no dia 2 de Abril, para limar as últimas arestas e apresentação dos atletas de elite.

    Na edição passada, o fundista queniano Isaac Chebuyo foi o grande vencedor da Meia Maratona da Paz, com o tempo de 1.3.17,seguido dos seus compatriotas Leonard Langat (1.03.20) e Albert Kangogo(1.03.28).

    Em feminino, o triunfo foi da etíope Yalemget Mekuriyaw, que cronometrou 1.11.52, secundada por Violah Motosio (1.13.25) e Damaris Mutua (1.14,39), ambas do Bahrain.

    Na apresentação da prova, o referido responsável esteve acompanhado do promotor Carlos Rosa, do médico e director do Centro Nacional de Medicina Desportiva, João Mulima, que também falou sobre os aspectos organizativos da sua especialidade.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema