Quinta-feira, Junho 13, 2024
23.9 C
Lisboa
More

    Atletas da Polícia Nacional na RDC para disputar os jogos da SARPCCO

    A Policia Nacional vai participar na VII edição dos Jogos da Organização de Cooperação de Chefes de Polícia da Região Austral de África (SARPCCO) que se realiza de 15 a 30 deste mês, em Lumbumbachi, capital económica da Republica Democrática do Congo.
    Os angolanos marcam presença, nestas olimpíadas de polícias, com as modalidades de futebol de onze, atletismo e xadrez. A delegação, composta por cerca de 84 elementos, entre dirigentes, delegados, técnicos, atletas, corpo médico, tradutores e jornalistas, deixa a capital do país no próximo dia 13 com destino à comuna de Kenia, em Lumbumbachi.
    A delegação da Polícia Nacional será dirigida pelo Comissário Maurício Alexandre, Chefe do Departamento Nacional de Educação Moral e Cívica do Comando Geral da Polícia Nacional, e o seu coadjutor para a área desportiva e cultural, o Superintendente – Chefe Filipe Fernandes “Jesus”.
    Para o êxito destas “olimpíadas”, a organização da República Democrática do Congo, com o “quartel-general” montado em Lumbubachi; divulgou recentemente um documento, a que o Jornal de Angola teve acesso, segundo o qual estão reservados seis campos de futebol onze, sendo três para jogos oficiais e outros tantos para treinos.
    Segundo a nota, o estádio de Kibasa, na comuna de Kenia, teve obras de restauro para ser o principal palco das actividades. Existem ainda quatro pavilhões, sendo dois para acolher os jogos de neitebol e os restantes para os de voleibol.
    O pavilhão Joseph Kabila Cambange também esteve em obras, bem como a pista de cinza do estádio Lupopo, onde decorrerão as provas de atletismo, enquanto os “matchs” de xadrez serão disputados em duas salas vastas com boa acomodação. No torneio de futebol de onze, Angola encontra-se na série D, ao lado das similares dos reinos da Suazilândia e do Lesoto. A cerimónia da abertura dos Jogos realiza-se no dia 15 de Agosto, no estádio Kibasa, local que alberga os jogos do tradicional clube congolês TP Mazembe. O mesmo recinto alberga igualmente o acto de encerramento no dia 30.
    A disputa dos Jogos da SARPCCO teve início em 1999, e tem uma periodicidade bienal. Esta será a sexta presença da Polícia Nacional angolana, depois de já o ter feito África do Sul em 2001 e 2005, Botswana 2003, Zimbabwe 2007 e Malawi 2009).

    Nestas participações, Angola já obteve quatro medalhas de ouro no xadrez, e mais de cinco dezenas de medalhas diversas em atletismo.
    Fazem parte da SARPCCO 13 países da África Austral, nomeadamente Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    África do Sul: Prós e contras de governo de unidade nacional

    Justiça sul-africana rejeitou ação de Jacob Zuma para impedir eleição do próximo Presidente da África do Sul. O ANC...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema